Valores humanos

José Osmir Bertazzoni

 

EMPATIA: é valor humano fundamental por representar o exercício de se colocar no lugar do outrem, deixando reflexão de como agir em relação àquele. A empatia é um exercício de imaginar e até sentir situações, como se você mesmo as vivenciasse.

AMOR: seria interessante se tivéssemos o domínio sobre ele, mas Deus nos reservou no amor um valor de poder imensurável. O amor está nas famílias, no relacionamento social com amigos e, também, precisa estar em relação ao próximo, de modo geral, comunitário. Assim como a empatia, o amor traz com ele uma série de outros valores fundamentais, como o respeito, a compreensão, o compartilhamento, a felicidade. É um sentimento que se manifesta através da bondade.

JUSTIÇA: fazemos aqui um parágrafo do saudoso professor do Largo de São Francisco, Goffredo da Silva Telles, “Justo é aquilo que nasce da vontade do povo. Logo, se nasce desta fonte é justo…” E descreve como exemplo a diferença entre o legal e o justo, de forma magnânima: “O Ato Constitucional número cinco é legal, conquanto não é justo, não nasceu da fonte principal do direito, a sociedade”. Por essa e outras razões, a justiça torna-se imprescindível para uma convivência saudável da sociedade. É a justiça o que determina até onde vão os direitos de cada indivíduo e começam os seus deveres. A justiça não está ligada exclusivamente às leis, devemos nos lembrar também daquela que está subentendida do ponto de vista moral e ético.

HONESTIDADE: como valor humano fundamental, não pode ser interpretativo por uma hermenêutica chula de valores pessoais, ela é a fonte maior da paz social. A honestidade carrega grande importância e deveríamos exigir isso dos nossos políticos, devemos torná-la presente em todas as nossas ações. Por mais que, em algumas situações, ser honesto demande maior esforço e não tenha a garantia de vantagens, sempre vale a pena seguir o caminho mais longo. Isso garante que o ser humano mantenha sua consciência tranquila e não corra o risco de ter de lidar com as consequências da desonestidade no futuro.

RESPEITO: respeitar os outros é respeitar a si próprio, está na nossa essência humana. Para isso, mantenha-se sempre atento em relação aos limites dos seus direitos, para evitar invadir o direito do outro. Seja respeitoso sempre, independentemente se os demais o são, faça isso porque acredita ser o correto, porque faz parte de sua essência.

HONRA: Não é preciso dizer que uma pessoa honrada é aquela que se comporta de maneira digna, mostrando que merece o respeito e a confiança dos demais, independentemente de eles poderem ou não lhe oferecer algum benefício. A honra está umbilicalmente interligada à lealdade, ao respeito e à confiança, vencidos esses princípios resta o covarde vil, o ardiloso, um ser carregado de ódio, este, ao contrário da honra, é a própria desonra.  Para ter honra é preciso agir de acordo com os seus princípios sempre, sendo verdadeiro e honesto em qualquer lugar ou situação.

LIBERDADE: ser livre não significa agir sem critério ou sem responsabilidade, e sim gozar do seu livre-arbítrio com responsabilidade, considerando a liberdade à qual o outro também tem direito. Todos são livres para fazerem suas escolhas e viverem suas vidas da forma como desejarem, desde que não causem prejuízo a terceiros. Dos princípios fundamentais constantes no artigo 5° de Nossa Carta Magna, a principal garantia é a vida, após, veremos a liberdade, entre outras, porque sem vida não haverá quaisquer garantias. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

RESPONSABILIDADE: envolve fazer escolhas e assumir as consequências dos próprios atos. Quando uma pessoa se assume responsável por tudo o que faz, toma posse da sua liberdade de decisão, evitando tornar-se refém da vontade de terceiros. A responsabilidade é o preço a ser pago pela liberdade, mas é, certamente, um preço que vale a pena pagar.

SOLIDARIEDADE: o ser humano apenas sobrevive até hoje por ter sobrevivido aos desafios enfrentados nos primórdios, isto por conta da solidariedade. Ser solidário significa ajudar o próximo sem segundas intenções, apenas pelo desejo de contribuir para o bem-estar dele. Quando somos solidários estamos unindo esforços e nos tornando mais fortes. Podemos participar das causas sociais com pequenas atitudes do cotidiano. Em cada ato de solidariedade plantaremos uma semente e incentivaremos aqueles que estão ao nosso redor a fazer igual.

TOLERÊNCIA: valor importante, capaz de evitar desentendimentos dos mais diferentes tipos. Ser tolerante é respeitar o outro como ele é, evitando impor os seus próprios valores aos demais, afinal de contas, somos todos livres para nos expressarmos e agirmos da forma que acharmos melhor, respeitando as leis e as liberdades.

______

José Osmir Bertazzoni, advogado, jornalista, sindicalista; e-mail: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima