Barjas Negri
O arquiteto e urbanista João Chaddad e a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semutran) nos apresentaram o traçado do que deveria ser a Radial Norte-Sul, ligando o distrito de Santa Terezinha ao campus da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), instalado no bairro do Taquaral. Para tanto seriam necessários muitos investimentos que deveriam ser incluídos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A sua implantação tinha como objetivo dar maior fluidez ao fluxo de veículos da cidade e encurtar o tempo de deslocamento entre as regiões da cidade.
Coube aos secretários municipais de Trânsito e Transportes, Mário Miotto, Paulo Prates e Jorge Akira, e de Obras, Vlamir Schiavuzzo e Arthur Ribeiro, transformar as ideias em realidade, com a elaboração dos projetos. E pudemos contar ainda com o trabalho do secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite, para viabilizar recursos financeiros no Orçamento da Prefeitura.
Para se ter uma compreensão da importância desta obra viária que, nas nossas gestões, foram implantadas gradativamente ao longo de anos, podemos citar como exemplos: segunda ponte sobre o rio Corumbataí em Santa Terezinha; a duplicação da avenida Cristóvão Colombo até a ponte do Caixão; a duplicação da Estrada do Bongue em toda sua extensão até a av. Dr. Paulo de Moras; rotatórias e terceiras faixas nas avenidas Dr. Paulo de Moraes e 31 de Março; duplicação da avenida Rio das Pedras, com terceiras faixas até o Alvorada e, também, o alargamento da avenida Pompeia em toda sua extensão. Foram anos de investimentos bem- sucedidos.
No entanto, havia um ponto de estrangulamento que apontava para a implantação de uma nova avenida, ligando a av. Dr. Paulo de Moraes à av. Rio das Pedras e Pompeia, numa extensão de 4,0 km, incluindo um viaduto sobre a av. 31 de Março e passagem subterrânea sob a av. Luciano Guidotti. A equipe técnica da Prefeitura projetou a implantação dessa nova avenida (Higienópolis) utilizando a maior parte do antigo traçado da estrada de ferro, desativada e abandonada por muitos anos, servindo de depósito de entulho.
As obras foram planejadas para implantação em anos, de acordo com os recursos disponíveis no Orçamento da Prefeitura. A primeira etapa foi concluída em 2011, compreendendo o viaduto sobre a av. 31 de Março fazendo a ligada até a rua Santa Catarina, que contribuiu para a instalação da Faculdade Anhanguera e do Supermercado Savegnago na região dos bairros Nova América, Parque Água Branca, Caxambu, Parque 1º de Maio e Higienópolis.
A segunda etapa fez a ligação com a av. Rio das Pedras, utilizando parte da ponte de ferro abandonada sobre o ribeirão do Piracicamirim, após estudos e cálculos estruturais que apontaram a viabilidade de seu uso. Esta ponte há 50 anos suportava a carga ferroviária de açúcar transportada para o Porto de Santos. A terceira e última etapa fez a ligação entre as avenidas Rio das Pedras e Pompeia, concluindo o seu traçado. A partir daí acontece a ligação da av. Rio das Pedras até a Unimep, no Taquaral, e pela av. Pompeia e também encurtamos o caminho até o Hospital Regional Dra. Zilda Arns, no Santa Rita. Essa radial ligou o distrito de Santa Terezinha à Rodovia do Açúcar por um novo traçado.
Com esses investimentos por anos, a avenida Higienópolis é concluída e completa 10 anos neste mês de novembro, numa demonstração de boa aplicação dos recursos públicos, contribuindo para a conclusão da Radial Norte-Sul em toda a sua extensão. Merecidamente, por projeto de lei do ex-vereadores José Luiz Ribeiro ela ganha o nome de avenida Antônio Fazanaro, que 1968 fundou a Fazanaro – Indústria e Comércio, junto com seus filhos Lauro e José Luis, empresa que até hoje é referência no setor sucroalcooleiro. Nesse período, os piracicabanos reduziram o tempo de viagem e encurtaram a distância de uma região à outra. E veja que são milhares de veículos que percorreram diariamente essa radial.
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Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba