Caldeirão Político

ISOLAMENTO
O correto posicionamento do vereador Gustavo Pompeo (Avante) contra a taxa do lixo deixou certos vereadores irritados, principalmente os da base e, assim, prometeram “dar um gelo no menino”.

 

DISCUSSÃO
Ainda sobre a posição de Pompeo, um “entusiasta” defensor do jovem vereador, ainda se desentendeu com um vereador da base e quase foram as vias de fato. Bobagem isso.

 

RACHA
O prefeito Luciano Almeida ainda não entendeu o que fez o ex-líder de governo Zezinho Pereira debandar da base. Seriam cargos ou encargos? Zezinho fala inclusive que é pré-candidato a prefeito em 2024. Ambos são do Democratas.

 

SAÚDE
A polêmica em torno da terceirização da Saúde e os custos gerados por essas parcerias estão deixando a cada dia mais alarmados alguns membros do Conselho da área. Com o tempo, isso vai parar no Ministério Público.

 

MÉTRICA — I
Este velho e cansado Capiau foi questionado sobre o fato de ter publicado que mais de 6 mil pessoas passaram pelo Sarau da Resistência, no Largo dos Pescadores, no último domingo (14), em protesto contra a Semac, seu secretário e o prefeito Luciano. Este Capiau, por conta da idade, não esteve no Largo. Mas acreditou na métrica quando viu as fotos publicadas nas redes ao longo da semana. Lembremos que o evento começou às 14h e se encerrou bem após às 20h. E as imagens registram um rio de gente. As fotos estão nas redes sociais. É só ver.

 

MÉTRICA — II
Aliás, e sobre a métrica usada para a contagem de público no domingo, o que o grupo SOS Pinacoteca publicou na suas redes é que essa métrica de contagem é a mesma que vem sendo utilizada pela Semac ao afirmar, à boca pequena, que 10 mil pessoas passarão em visita aos fins de semana (na possível) “nova” Pinacoteca no Engenho. Convenhamos. Se a conversa é de pescador, seis mil é pouco mais da metade dos 10 mil que a Semac espera.

 

BLOQUEIO
Dentre os inúmeros artistas que passaram pelo Sarau no domingo, muitos eram também da velha guarda piracicabana – e alguns chegaram mesmo a discursar sobre a crise da cultura na cidade. Ao pé do ouvido, os que eram mais íntimos ao secretário lamentavam, como este Capiau, que “perderam” o contato com o titular da Semac. Será que foram bloqueados no zap, como este velho Capiau aqui? Até abril de 2024, o secretário Adolpho Queiroz desbloqueia os números. É que começará nova campanha eleitoral em nível municipal. Ou em 2022, se lhe interessar política e eleitoralmente.

 

PRAÇA
Foi Castro Alves quem cantou, já no século XIX, que “a praça é do povo, como o céu é do condor”. Lugar sagrado de manifestação cultural, política, artística e social, a praça acolhe a todos. Apesar disso, um oficial da GCM foi visto no Largo dos Pescadores, durante o Sarau, fotografando o evento e afirmando que – segundo seus “superiores” – o povo não poderia se manifestar ali. Mas, muito gentil, entendeu as razões dos artistas e populares e apenas registrou em fotos (provavelmente para os seus superiores) alguns cartazes e trabalhos expostos ali. E fez a segurança de todos, é claro! Democracia é isso. Lembra aquela história dos pescadores? Um diz, ao outro, que pegou um lambari de 100 quilos e o outro responde que pescou um pacu que tinha uma lanterna acesa na barriga. Incomodado, o primeiro contesta: “lanterna acesa é demais, cumpadre”, ao que o outro responde: “tira 50 quilos do seu lambari que eu apago a minha lanterna.”

 

CARTA BRANCA — I
Os presidentes dos diretórios estaduais do Partido Liberal decidiram delegar carta branca para o presidente Nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, no curso das negociações relacionadas à sucessão presidencial, inclusive no que diz respeito à filiação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, à legenda liberal. Essa carta branca é para valorizar o presidente Costa Neto, o mesmo que, na última vez, desligou o telefone e disse ao chefe da Nação: “VTNC….” É mole?

 

CARTA BRANCA — II
O Encontro, realizado na tarde de quarta (17), em Brasília, foi marcado pelo clima de conciliação. Em entrevista coletiva, em nome da legenda liberal, o senador Jorginho Mello (PL-SC), que preside o Diretório Estadual do Partido em Santa Catarina, enfatizou que os 27 presidentes liberais nos Estados e no Distrito Federal garantirão apoio irrestrito à Costa Neto, na condução dos acordos relacionados ao ingresso do chefe do Executivo ao Partido.

 

CONTESTAÇÃO — I
A Semac de Piracicaba nunca realizou tantas atividades culturais como nestes 10 meses de gestão em época alguma na história, como também nunca ocorreu a reestruturação operacional e administrativa como agora, no Engenho, Mirante, museu e outros. É visível a mudança. Lembrando que o Adolfo, secretário, passou por uma cirurgia de vesícula e voltou à função dia 16 , duas semanas de recuperação. Palavras do vereador Laércio Trevisan Junior (PL, o mesmo partido do presidente Bolsonaro).

 

CONTESTAÇÃO — II
O sarau tinha 30 pessoas, pois as demais que estavam lá eram frequentadores dos bares e da festa da seresta da igreja do divino. Essa é a verdade. Essas afirmações são também do vereador Laércio Trevisan Junior, presidente do PL em Piracicaba, partido ao qual pertence o secretário Adolpho Queiroz. Outros secretários aumentaram para 60 o número de pessoas, isto é, problema de zeros.

 

VONTADE
O vereador Laércio Trevisan Junior (PL) defende o secretário municipal Adolpho Queiroz, que foi candidato a vereador pelo seu partido, o PL. E diz: “O caso é sempre a redoma da Pinacoteca, que se sentem donos da Cultura de Piracicaba. Vá ao Engenho hoje, Mirante, museu …e perceba as diferenças. Vontade de fazer e trabalhar, com pessoas competentes”, afirma.

 

NÚMEROS
Os críticos ao secretário Adolpho Queiroz fizeram uma explicação diferente para contar as seis mil pessoas que estiveram domingo no Largo dos Pescadores. É a lógica de cada um e a forma de criticar. De uma coisa é certa, queiram ou não, as encrencas na área cultural vão continuar por muito tempo. E parece que a ex-secretária Rosângela Camolesi (PSDB) ainda não entrou nas manifestações, nos desabafos. As fotos acima registram as 30 ou 60 pessoas que teriam passado por lá, enquanto a debaixo faz a métrica da Semac no Engenho Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima