O poder da mulher para um mundo melhor

José Osmir Bertazzoni

 

Estamos no século XXI, momento em que as mulheres se destacam nos mais variados cenários laborais e políticos, conquistam seu merecido espaço na sociedade e precisam avançar na participação política para trazer um pouco de ternura e compaixão nesta sociedade adoecida pelo ódio.

As mulheres precisam avançar na política, ocupar seus espaços para o bem da humanidade. Antes excluídas, hoje são elas as personalidades legítimas e necessárias para conquistarmos um mundo mais solidário e fraterno.

O marco inicial das primeiras discussões parlamentares sobre o voto feminino ocorreu durante os debates da Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I — um tanto confusa, esta constituição não criou impeditivo para a participação das mulheres no exercício do voto, mas também não dispunha sobre o direito.

Em 1831, após a abdicação de Dom Pedro I, período de regências, houve algum ensaio sobre o tema com discussões na Assembleia Legislativa.

1932, somente neste ano foi que as mulheres obtiveram direito de votar, o que veio a se concretizar na eleição de 1933. Um novo Código Eleitoral fora aprovado em 1932, que, além dessa e outras importantes conquistas, institui a Justiça Eleitoral, que até hoje regulamenta as eleições em nosso país.

Todos conhecem ou já se depararam com a batalha das mulheres para a ocupação de espaços em nossa sociedade, lutas continuadas em busca de oportunidades, respeito e igualdade. No âmbito profissional e de carreiras, as mulheres já se mostraram competentes, em alguns casos, devido a sua natureza, ainda melhores que os homens. Por restrições, muitas vezes machistas e preconceituosas, as mulheres encontram dificuldades no campo profissional e de carreira pelas dificuldades criadas por um machismo estrutural.

Porém, com muito esforço e dedicação, aos poucos as mulheres estão destruindo todos os preconceitos e muros que as impedem de serem quem elas são verdadeiramente e passam a ocupar posições de destaques em suas atividades profissionais e na vida acadêmica.

Em todos os setores do conhecimento humano, hoje, encontramos mulheres que lideram grupos de pesquisas, comandam equipes e ajudam a sociedade a se desenvolver com mais ternura e inteligência.

Que as mulheres possam melhorar este mundo revanchista e trazer mais amor para o nosso planeta, com a competência que lhes é incontestável!

_____

José Osmir Bertazzoni, advogado, jornalista; e-mail: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima