Equidade racial – Governo de SP lança “Casa SP Afro Brasil”

O governador João Doria ao lado do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do secretário-executivo do Centro de Equidade Racial, Ivan Lima, lançou sábado (13) a Casa SP Afro Brasil. O projeto vai oferecer espaços de multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. O anúncio foi durante o Fórum SP Afro Brasil 2021 que contou com a presença de Secretários Estaduais, Prefeitos e Sociedade Civil. O investimento do Estado será de R$ 7,4 milhões na primeira fase do projeto que prevê a construção de dez unidades.

“A Casa Afro Brasil é um centro de difusão da equidade racial, mas também de proteção e de preparação para que a comunidade negra e a comunidade quilombola possa estar representada por ações efetivas”, comentou o Governador João Doria”

Reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, e a garantia de acesso aos serviços e programas do Governo do Estado são alguns dos pilares do novo programa estadual.

A Casa SP Afro Brasil é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com as Pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cultura e Economia Criativa, Justiça e Cidadania, Esporte e Lazer, e Habitação por meio da CDHU.

As unidades oferecerão atendimento de justiça e cidadania por meio do Programa “São Paulo Contra o Racismo”, instituído pela Lei nº 14187/2010; atendimento de saúde da população negra; ensino da história e cultura afro-brasileira, oficinas culturais e culinárias negras; cursos de gestão aos profissionais de salões de beleza negra, moda e artesanato afro; workshop, palestras, cursos, treinamentos, reuniões e encontros; e exposição de personalidades negras, biblioteca e projeção multimídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima