Notícias +

PRIMEIRA

A Igreja São Benedito, a mais antiga de Piracicaba (1892), na rua do Rosário 801 (centro), aguarda pelas últimas providências para a sua restauração. O empresário Adilson Benedito Maluf, devoto de São Benedito, cuida de todos os detalhes ao lado do Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, pároco da Catedral de Santo Antonio. Já com procedimentos encerrados junto ao CODEPAC, o projeto que está nas mãos do patrocinador irá para Brasília visando aprovação pela Lei Renault. O deputado federal Arnaldo Jardim, conhecido em Piracicaba em razão dos seus trabalhos políticos sempre em parceria com o deputado estadual Roberto Morais (ambos do Cidadania), a pedido do ex-prefeito e deputado federal Adilson Maluf (que também localizou o patrocínio), é quem se encarrega em Brasília da liberação dos recursos, com expectativa para início das obras no primeiro trimestre de 2022. Conclusão dos trabalhos tem um prazo previsto de 15 a 18 meses.

 

PRECAUÇÃO ABSOLUTA

Quando se fala na pandemia, verifica-se que distanciamento já foi embora. Mas, o uso da máscara resiste, embora com ressalvas. Exemplo: público nos estádios de futebol estão liberados, contudo, no dia de grandes jogos nas capitais, não se consegue cumprir a lei com o rigor necessário que manda verificar o documento de vacinação. Nas arquibancadas se vê muita gente sem a máscara, sendo possível observar claramente na televisão. Eventos estão voltando e, não existe a certeza da absoluta da segurança. Réveillon, em seguida o carnaval, e com a doença ainda presente, inclusive voltando em outros países, novamente se ascende a luz de alerta. Vale a pena lembrar, que, em fevereiro de 2020, tivemos o carnaval, e dias depois, o coronavírus aportou no Brasil. Caso os governos ou autoridades não tomem providências, pelo menos você pense no mínimo duas vezes: na sua saúde e no da sua família.

 

APLAUSOS MERECIDOS

Vitor Prates, apaixonado por rádio e pelo XV, cada vez mais se especializa em estatísticas, textos e pesquisas sobre o alvinegro piracicabano. Agora, na comemoração dos 108 anos, através da sua rádio digital (Rádio Piracicaba) divulgou um material especial e histórico, um resumo sobre a rica trajetória do XV de Novembro de Piracicaba. Parabéns ao Vitor pelo sucesso da rádio e trabalho cada vez mais reconhecido.

 

INVESTIMENTO&EMPREGO

Quando se ouve comentários por parte daqueles que gostam e acompanham o dia-a-dia da política, muito se fala na expectativa quanto a capacidade política administrativa do prefeito Luciano Almeida. Praticamente é unânime a opinião de que o mesmo terá até 2022 o prazo para mostrar se o povo acertou ou errou em elegê-lo. Também se palpita sobre a necessidade do prefeito se preocupar (e muito) com investimento, renda e emprego. Por enquanto, Luciano Almeida é visto mais técnico e menos político.

 

NOSSO CENTRO

Nossas praças José Bonifácio e Catedral continuam esquecidas. Virou dormitório. Vamos pensar no nosso centro, antigo cartão de visita. Que as nossas autoridades pelo menos tentem. Vamos limpá-la e iluminá-la para o Natal. Coloquem luz nas árvores, providenciem uma bela árvore de Natal pelo menos. Não basta apenas o mínimo, a mesmice ou obrigatório. É preciso ousar e criar.

 

VAI SUPORTAR?

O Hospital Ilumina sobreviverá sem apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba? É evidente que torcemos (e muito) para que consiga, contudo, convenhamos, sem verba pública, fica muito difícil, provavelmente sendo preciso viabilizar um outro modelo administrativo. A campanha “Um Milhão de Amigos” é uma ótima ideia e enorme esperança.

 

PROIBIDO ERRAR

O XV, seguidamente, com a atual diretoria, tem acertado a trave. Num dado momento, tem que entrar, pois do contrário a pressão vai aumentando, e com certeza, chegará ao considerado limite. Em dezembro, terão início os preparativos para o Campeonato Paulista que irá de janeiro a abril. Acertar nas contratações é a primeira missão. São vários os detalhes que pesam para formar um bom elenco e todos acreditam que o técnico Luciano Dias os conhece e muito bem.

 

COMBATENDO DISLEXIA

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) aguarda pela sanção por parte do Governo do Estado de São Paulo, da lei (949/19) de sua autoria, já aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que alerta sobre o Dia Nacional (16 de novembro) de Atenção a Dislexia e TDAH. Se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas da leitura e linguagem, estimando atingir cerca de 20% das crianças brasileiras. Já responsável por outras leis em defesa da saúde pública, o parlamentar faz questão de finalizar com sucesso mais essa luta que, para sua elaboração mobilizou profissionais da educação e da saúde até de outros estados.

 

HORA CERTA

A Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba estão anunciando a 10.a edição da Conferência Municipal de Saúde em Piracicaba. Embora aconteça nos dias 4 e 5 de dezembro no anfiteatro do Centro Cívico, já temos a pré-conferência iniciada ontem (16) terminando sexta-feira (19). Oportunidade para a população que tem críticas e sugestões a fazer, se pronunciar. Formulários estão a disposição da população em todas as unidades de saúde, bastando preenche-los e depositá-los nas urnas identificadas. Agora é o momento certo para se manifestar. Depois é gritar no deserto.

 

FOCO

Antonio Marcos Turolla completará em janeiro próximo, meio século de Rádio Difusora. Emprego único, o que acontece na vida de poucos, Turolla chegou na antiga PRD-6 em 1972 para trabalhar como operador de som. Logo depois foi para o Departamento de Programação Artística, e de lá nunca mais saiu. Lembra do saudoso João Salvador ao seu lado selecionando e programando músicas, e conhecendo os mais famosos cantores e compositores do Brasil. Amigo de todos, funcionário de confiança das diretorias (ou diretores) da emissora, Marcos Turolla diz que sempre foi feliz no que faz e comemora jamais ter ficado sem trabalho ao longo da sua vida. Casado com Ivani Aparecida, tem três filhos: Simone, Bruna e Aldrey. Turolla diz não saber dizer até quando permanecerá na Difusora: “Só Deus sabe”.

 

ÚLTIMA

Lewis Hamilton jamais sairá da memória dos brasileiros. Fez, como num passe de mágica, todos se emocionarem ao lembrar Ayrton Senna da Silva. No Autódromo de Interlagos, domingo (14), depois de uma espetacular apresentação, marcada por ultrapassagens ousadas, parou o carro na volta da vitória, pegou a bandeira do Brasil e desfilou pela pista. Imediatamente voltamos ao passado. Saudoso e glorioso. Parecia mesmo nosso herói Senna. Hamilton não poderia, jamais, encontrar gesto melhor para mostrar seu carinho para com a torcida brasileira. O público foi ao delírio e, o mundo viu tudo pela televisão, fazendo milhões chorarem de emoção. Já se sabia da sua admiração por Ayrton Senna e pelo povo brasileiro, mas a postura, substituindo a bandeira da Inglaterra pela do Brasil, foi algo jamais imaginado. Inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima