Mauricio Picazo Galhardo

DECISÃO

A atuação do Ministério da Agricultura, (Mapa) e da Embrapa durante a COP26 foi fundamental para a manutenção das atividades do Grupo de Trabalho Conjunto em Agricultura Koronivia no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O grupo tem por objetivo promover os modelos de agricultura sustentável a serem disseminados pelo mundo para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no setor.

 

QUEIJOS

O Brasil conquistou 14 medalhas, entre ouro, prata e bronze, na 33ª edição do World Cheese Awards, na cidade de Oviedo, Espanha. Considerado o “Oscar do Queijo”, o campeonato premiou com ouro dois queijos brasileiros produzidos em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF): Vale do Testo, da Pomerode Alimentos, e o Tipo Reblochon, produzido pelo Laticínio Serra das Antas. Cerca de 40 queijos brasileiros competiram com outros 4 mil inscritos de todo o mundo.

 

RECURSOS E PARCERIAS

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou a destinação de até US$ 500 mil para ações de combate à Peste Suína Africana na República Dominicana e no Haiti, países onde a doença já foi detectada. Os recursos são do Programa de Parceria entre o Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para Promoção da Cooperação Técnica Sul-Sul Trilateral, gerenciada pela Agência Brasileira de Cooperação.

 

METANO

O Brasil já vem trabalhando com estratégias para reduzir a emissão de metano na pecuária do país. O tema foi abordado em coletiva de imprensa realizada com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Na última semana, o Brasil foi uma das nações que aderiram ao compromisso global para redução das emissões de metano durante a COP 26, em Glasgow.

 

SOROCABA

Os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR-CATI) e de Defesa Agropecuária (EDA-CDA) receberam a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e do secretário-executivo, Francisco Matturro. Durante a visita, a equipe pode conhecer agricultor familiar que está recebendo crédito emergencial da Secretaria. Localizados em Sorocaba, as unidades da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) atendem 19 municípios paulistas.

 

AGRO FRATERNO

O Agro Fraterno, iniciativa liderada pelo Sistema CNA/Senar, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelas entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), completou 180 dias desde o lançamento oficial, em maio de 2021. A ideia que surgiu como forma de corrente solidária para ajudar as famílias mais necessitadas, atingidas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19, atingiu a marca de 533.969 (kg) de alimentos e quase R$ 500 mil em recursos recebidos.

 

MEIO AMBIENTE

Líderes de 196 países se reuniram em Glasgow, no Reino Unido, para a principal conferência climática do planeta, a COP-26. Dentre os representantes brasileiros, os parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) levaram soluções e estratégias para a mitigação das mudanças climáticas. O deputado federal Zé Silva (SD-MG), apresentou os projetos que tramitam no Congresso Nacional e têm o intuito de beneficiar o setor produtivo e o meio ambiente.

 

ESCRITÓRIO

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, lançou, durante uma transmissão ao vivo, o novo escritório da entidade em Singapura. Na abertura da live, Martins afirmou que a escolha de Singapura para ter o segundo escritório da Confederação no exterior resultou de uma análise aprofundada, que tem como objetivo estabelecer a presença do agro brasileiro no sudeste asiático.

 

INSUMOS

A alta nos insumos, especialmente nos fertilizantes e defensivos agrícolas, tem tirado o sono dos agricultores paranaenses. Em todas as regiões do Estado, a história se repete. Com os insumos da safra de verão 2021/22 e da safrinha de 2022 já garantidos, agora começa a corrida para planejar a compra de 2022/23. Só que os preços estão até 400% mais elevados. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima