Enfermeiros passam por capacitação

Enfermeiros da rede municipal de saúde e do Hospital São Lucas em treinamento – foto: Pedro Gil

Enfermeiros da rede municipal de saúde e do Hospital São Lucas participaram nesta sexta-feira, 12, na Secretaria de Turismo, de um treinamento sobre testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.

“É importante habilitar os profissionais para fazer o diagnóstico precoce e evitar complicações causadas por essas doenças. Isso também permite o acompanhamento integral do paciente”, destaca a secretária de Saúde, Carolina Figueiredo.

A utilização dos testes rápidos é considerada ferramenta fundamental na busca pela agilidade da resposta aos indivíduos e permite rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

Ter um diagnóstico positivo precocemente permite que o paciente comece o tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida.  Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.  O teste é indicado para a população em geral atendida nas unidades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima