Autismo e políticas públicas

Zezinho Pereira

 

Estamos às vésperas da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias pela Câmara de Vereadores de Piracicaba para o próximo ano. Significa que os 23 vereadores votarão sobre a proposta da LDO apresentada pela Prefeitura de Piracicaba, podendo aceitá-la integralmente ou apresentar emendas, com a intenção de remessa de determinados valores que seriam destinados às secretarias, para as ONGs, nas mais diversas áreas.

Nesse sentido, há muito tempo me chama a atenção a condição dos autistas. Antes de chamar minha atenção como vereador, eu o digo como ser humano, pai e avô, o que sensibiliza ainda mais vendo tal situação. Como vereador, contudo, me vejo na obrigação de representar essas pessoas que merecem tratamento especial e nem sempre tem condições de arcar com os custos da tal tratamento.

Entendo que o Poder Público tem a obrigação de contribuir para que haja inserção dessas pessoas com relação aos cuidados especiais, com profissionais capacitados para isso, e as organizações não governamentais prestam serviços excelentes nesse sentido.
Por outro lado, sofrem com a carência de recursos pois vivem de doações e essas variam muito mensalmente, especialmente em tempos de crise da pandemia. Visitando várias dessas instituições, pude constatar que trabalhos excelentes ficam prejudicados porque lhes faltam recursos e é justamente isso que me motivou a olhar de outra forma para esses cuidados.

Por isso, manifesto aqui a minha admiração por essas entidades que lutam bravamente para conseguir prestar serviços de excelência para os autistas e, indiretamente, às suas famílias que ficam empenhadas em prestar auxílio constante ao autista.

Dessa forma, entendo que este momento de votação orçamentária seja adequado e por isso protocolei essa emenda, que ficará a cargo da votação dos demais vereadores.

Evidente que a votação seguirá a consciência individual de cada um dos vereadores, o que respeito muito, mas não posso deixar de dizer que é uma grande oportunidade para que os Nobres colegas mostrem à sociedade o quanto se preocupa mesmo com aqueles que não podem votar, independentemente do compromisso que tenham assumido. Contudo, já declaro expressamente que sou favorável à destinação de uma verba significativa para tais entidades e espero, a cada dia, me aproximar mais dessas instituições que cuidam dos autistas, para saber onde posso eventualmente auxiliar enquanto assumo esse honroso cargo, e crescer como ser humano.

______

José Antonio Pereira, Zezinho (Democratas), vereador em Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima