Violência (VIII) – Deslocamentos

As taxas de homicídio da virada do milênio e dos anos seguintes se mantiveram em 26 homicídios para cada 100 mil habitantes. Um aspecto negativo e um positivo podem ser notados: esse número vinha num crescente e foi estancado, mas ainda é considerado muito alto.

Essa estagnação nos dados é só aparente. Estados sempre considerados tranquilos, escapando de tais índices de violência, passaram a apresentar números também alarmantes, enquanto estados líderes sofrem uma queda assustadora deles. Pode-se dizer que a violência desloca-se dos grandes centros urbanos e passa a ocupar áreas de menor densidade demográfica.

Outro fenômeno é a previsibilidade da violência que antes era possível. Sabia-se que um número determinado de mortes acontecia todos os anos num dado local, com pequena variação do ano anterior. Isso favorecia um prognóstico. Esperavam-se altos índices no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e, estatisticamente, em Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais. Mas poucos esperariam que Alagoas ou Pará ocupassem lugar de destaque.

A violência nos dias de hoje adquire um caráter difuso, nebuloso e onipresente. Alba Zaluar ainda em 1997 esclarecia: “a violência está em toda parte, ela não tem nem atores sociais permanentes reconhecíveis nem ‘causas’ facilmente delimitáveis e inteligíveis”.

___

“Toda anedota, no fundo, encobre uma verdade”. (Sigmund Freud)

 ___

Por meio de um site de relacionamento me relacionei com muitas pessoas. Com algumas o afastamento foi natural, por falta de identificação, mas com outras mantive um relacionamento mais próximo, com a intenção de conhecê-los melhor. Agora, destes últimos, decidi conhecer apenas um pessoalmente. Porém, já havia combinado um primeiro encontro com os outros. Como dispensá-los sem parecer mal educada?

Celi, 33.

 

Na medida em que você mantém algumas opções em aberto simultaneamente, deveria ter considerado a possibilidade em que se encontra. No entanto, fiquei com a impressão de ter sido meio inesperado até mesmo a você se encontrar com essa pessoa. Caso contrário o manejo dos outros que mantém contato seria menos complicado.

Mas se como você diz, havia combinado um primeiro encontro com os outros, indica que estava administrando alguns ao mesmo tempo. O que os torna dispensáveis? Tem certeza que esse que se encontrará vai rolar legal? Pode ser que sim ou que não, nada está definido ainda.

Em matéria de encontros virtuais, considerando que a fragilidade dos vínculos e o nível de idealização são grandes, até que firme compromisso com alguém não é grande negócio descartar os outros. A multiplicidade de escolhas é uma característica desse tipo de encontro.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

___

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima