Feira da Empregabilidade: uma iniciativa que deu certo

José Luiz Guidotti Junior

O objetivo da 1ª Feira da Empregabilidade Online, realizada entre 8 e 12 de novembro, foi conectar a cadeia produtiva contratante com a mão de obra disponível, conectando as empresas e entidades setoriais com o Poder Público Municipal. É a conexão do cidadão com o mercado de trabalho, ou seja, um exemplo prático e objetivo daquilo que a Prefeitura pode fazer pelo cidadão desempregado ou em busca de uma melhor colocação, atuando, assim, de maneira decisiva nesta que tem sido a pior crise sanitária de toda uma geração, que ceifou milhares de empregos mundo afora. Setores foram dizimados, outros duramente afetados e o turismo perdeu milhares de empregos em escala global.

Importante ressaltar que a Feira foi um sucesso! Foram 2.000 participantes nos 34 atividades, com qualificação rápida e palestras ministradas por experts na área, e com resultado. As 180 vagas oferecidas pelas empresas participantes já estão em processo de seleção. Durante a sua realização, o evento online ofereceu 14 painéis institucionais na semana e mais 20 oficinas de qualificação, com uma média de 400 participantes em cada oficina. As palestras proferidas por Magic Paula, Pedro Chamochumbi e Jeferson Munhoz, no auditório da Fumep, foram assistidas por mais de 800 pessoas durante as transmissões via Youtube. O sucesso nos animou para replicar o formato da Feira de Empregabilidade Online em outras cidades pertencentes à Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

Mas nem tudo tem sido fácil no trabalho da nossa Pasta. Quando iniciamos o processo de estruturação da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Semdettur, concentramos nossas ações e projetos indutores na geração de emprego e renda.

Encontramos alguns pontos centrais com falhas estruturais e que poderiam ser potencializados. Iniciamos os contatos com entidades como: Sebrae, Senac, Senai, Simespi, Acipi, Conespi Fumep e Parque Tecnológico, onde várias ações já estão em andamento e em fase de implantação, como o Hub Piracicaba, uma plataforma física e digital de espaço público no núcleo do Parque Tecnológico de Piracicaba, para fomentação e mentoria de startups, que em três semanas superou todas as nossas mais otimistas expectativas. Outra novidade: temos o Hub Piracicaba Fumep, criado recentemente, com o mesmo conceito, porém, fomentando e apoiando startups não ligadas ao Agro diretamente, caso dos setores automotivo e de saúde, além da contratação de vários cursos de qualificação com o Senac.

Em outra frente, estamos desenvolvendo um forte trabalho de incentivo às empresas locais e atratividade de tantas outras, o que tem resultado em sinalizações efetivas de outros investimentos e ampliações, como as que anunciamos recentemente com a CJ do Brasil, com aportes de, aproximadamente, R$ 1bi (um bilhão de reais) e geração de 400 empregos diretos e outros 300 indiretos.

Os dados do Caged sinalizam que estamos no caminho certo, já que em 2020 terminamos o ano com saldo negativo de menos 814 contratados e, em 2021, de janeiro a setembro, estamos com saldo positivo de 7.073 contratações.

Um dos segmentos que mais contratou nos últimos 3 meses foi o de serviços. E isso se deu com a retomada da economia, flexibilizada conforme avanços da vacinação, que em nossa cidade foi referência para outros municípios pela forma como a secretaria de Saúde, liderada pelo competente Filemon Silvano, a implantou. Vale ressaltar que 76,4% da população piracicabana já foi vacinada com a 2ª dose ou dose única.

Enfim, este é o caminho que estamos buscando, o da efetiva geração de trabalho e renda. Este é o caminho do Desenvolvimento Econômico. Esta é a marca da Gestão Luciano Almeida.

______
José Luiz Guidotti Junior, empresário, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Semdettur.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima