Caldeirão Político

BURACOS
Todos elogiam o trababalho de Bruno Guimarães no comando do Departamento que faz os serviços de tapa buracos. Só que, ultimamente, os serviços não têm mais aquele corte no quadrado ou no retângulo do leito da rua. Será que está diminuindo o ânimo do chefe do setor ou é algo diferente para economizar. O Capiau está à disposição para mostrar onde já ocorreu essa alteração. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho e que o fogo amigo não leve Bruno à praça romana da política.

 

MAISTRO
O secretário municipal de Administração, Dorival Maistro, explicou bem porque não há advogados contratados pela Prefeitura como comissionados. É que os cargos disponíveis em comissão são de Assessor Público Nível Superior e Nível Médio, chefe de Gabinete etc, muitas vezes, são ocupados por advogados. Portanto, a oposição erra ao dizer que são dez procuradores contratados, já que a carreira tem concurso.

 

COMISSIONADOS
Quando da campanha eleitoral em outubro passado, órgão de imprensa publicou um relatório completo sobre os comissionados, em boas centenas, na Administração do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Foi um quadro bem montado. Não seria possível a mesma reportagem sobre o tema agora? Parece que a diferença do número de cargos é mínima, menos de dez. O Capiau não o faz porque está cansado, além de idoso.

 

SEMUTTRAN — I
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realizou entre os dias 03 e 9 de novembro, serviços de reforço de sinalizações horizontal (solo) e vertical (placas), percorrendo mais de 60 vias (ruas e avenidas).

 

SEMUTTRAN — II
O serviço garante maior segurança e fluidez do trânsito. Além da execução de serviços de reforço de sinalização, a Semuttran mantém um cronograma de patrulhamento de rotina nas principais ruas e avenidas da cidade, bem como os atendimentos e solicitações, pelos telefones 3401-1110 / 3401-1111.

PREFEITURITE — I
Pessoas que sofrem de prefeiurite, ocasionado pela não aceitação da perda do poder, são incapazes de encarar a realidade. Em alguns casos, chegam a usar até mesmo o endereço da Prefeitura Municipal de Piracicaba no seu perfil pessoal, mostrando total confusão entre a vida pública e vida pessoal. Acontece, mas não é bom.

 

PREFEITURITE — II
Entre os tratamentos mais indicados para combater a prefeiturite, recomenda-se a terapia intensiva. Em alguns casos, o paciente consegue se recuperar e voltar à convivência em sociedade. Nos casos mais extremos, em que a pessoa se envolveu com inúmeras condenações por improbidade administrativa, recomenda-se prisão domiciliar. É assim que pensam sobre o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB)?

 

PREFEITURITE — III
O portador da síndrome de prefeiturite continua em ritmo de campanha eleitoral, apesar de todos no seu círculo mais íntimo já o terem alertado de que ele perdeu o pleito em 2020. Porém, os médicos aconselham a não contrariar o paciente durante suas alucinações. Mas contrariar, muitas vezes, ajuda na recuperação.

 

PREFEITURITE — IV
Mesmo assim, ele emprega cada minuto da sua vida escrevendo artigos e produzindo vídeos, numa tentativa abilolada de convencer a população de que tudo que acontece de positivo na cidade foi devido a sua intervenção, mesmo que ele já tenha deixado o governo há muito tempo. Misericórdia! Sim, e o Capiau entende que são ótimos os conselhos dos anciãos. Todo ex-prefeito deveria ser vereador, todo ex-governador deveria ser deputado estadual e todo ex-presidente da República deveria ser senador. Eis a fórmula do Capiau.

 

GOVERNITE — I
Quanto à governite, como já explicado por este Capiau, é o exercício do poder já no começo da administração (leia-se prefeito Luciano Almeida, DEM) e há uma ânsia de tanto fazer, prejudicando ou não, a ponto de dar apoio total ao titular da Semac, Adolpho Queiroz (PL), que já deve ter chegado — já chegou!!! — ao ponto de desprezar os amigos na tentativa de fazer tudo o que a governite determina. Para o Capiau, não existe ex-amigo.

 

GOVERNITE — II
Aliás, governite também faz bem para a cidade. É o caso do secretário da Saúde, Filemon Silvano, importado de Rio das Pedras, que se dedica mais do que o normal, além das suas forças para atender ao que a população precisa na área. Teve erros no começo — como a vacinação confusa aos idosos no Shopping Piracicaba — e soube consertar, deu a volta por cima, e mostrou que é possível e é bom ser humilde.

 

ALVO? — I
De tempos em tempos, o vento da política muda. Uma hora sopra para o Norte, outros momentos, ao Sul. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é assim: a cada nova demanda, aponta para um novo alvo, que, em determinada situação, julga ser mais necessário. Agora, o alvo dele tem sido a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Sema, atualmente sob gestão da ex-vereadora Nancy Thame, presidente do PV Piracicaba.

 

ALVO? — II
É simples entender que, neste momento, o alvo preferencial do vereador é esse. Recentemente — se a memória deste Capiau, idoso e cansado, não falha –, ele fez críticas indiretas à titular da Sema, mesmo sem citar nomes. Na ocasião, foi acompanhado por alguns colegas mais próximos, de que o setor conduzido por Nancy “não anda bem”.

 

ALVO? — III
Mas o fator mais expressivo deste novo alvo do vereador está nos recentes requerimentos. Em uma rápida pesquisa no Siave, da Câmara Municipal, é possível registrar três, somente em novembro, direcionados à Sema: os 969 e 993, sobre manutenção da frota da Pasta e de estradas rurais; 967, sobre o prédio da extinta Coplac (Cooperativa de Produtos Lácteos); e 995, sobre construção de “mata-burro” em estrada do bairro Água Bonita.

 

ALVO? — IV
Não é a primeira vez que os ventos da política movimentam interesses antagônicos na Câmara contra a secretária Nancy. O projeto de lei 187/2021, que instituiria no Município a Patrulha Agrícola, acabou sendo rejeitado no Plenário “Francisco Antonio Coelho”. Na ocasião, a intenção da Sema seria definir o uso de máquinas agrícolas da Pasta, emprestadas para produtores da região. Seria ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima