Os poderes de Glasgow

Camilo Irineu Quartarollo

 

Lute como uma menina!A COP26 ocorre na Escócia e os super-heróis são nossos indígenas, aqueles que o branco assaltou e destruiu boa parte de suas tribos. Eles é que ainda mantém o céu limpo e a terra úmida em volta da aldeia pacífica.

Dentre muitos indígenas desconhecidos, que só os vemos em documentários, aparece real e bela a protagonista das causas verdes, Txai Suruí.

No vazio ambiental do governo brasileiro, Txai nos representou em discurso: “Precisamos de outro caminho, com coragem e mudanças globais. Não em 2030, 2050, mas agora”.A ausência pouco percebida foi mesmo a do presidente brasileiro que estava na Itália recebendo honrarias pretéritas e muitos fora-bolsonaro. Aliás, nem viu o papa.

A “pirralha” Greta e outros como nossa conterrânea e ambientalista Eloah Margoni não põem fé empromessas vazias. O autor do desqualificativo “pirralha”à menina e ativista mirim é o mesmo que não sabe onde pisa ou se comporta na reunião do G20. Ângela Merkel não teve dúvidas.

A nossa indígena da tribo Suruí, Txai, é líder e fundadora do Movimento da Juventude Indígena em Rondônia e com ela os povosoriginários, pleiteando lugar nas decisões da COP26.

Durante o discurso de TxaiSuruíem frente da assembleiaviam-se líderes globais como o premiê da Inglaterra Boris Jhonson atentos e outros admirados, mas as conferências nunca saem dos discursos.

O Clima parece tema de rebeldes juvenis que tentam retirar um sapo de uma panela morna que vai esquentando cada vez mais. Acabou o clima de conversas, a terra merece águas limpas e montanhas verdes, agora.

O governo brasileiro desmontou a estrutura daFiscalização contra desmatadores, garimpeiros, incendiários e grileiros, tem lá um ou dois servidores, um cachorro e um jipe velho.É a presença do estado brasileiro nessa região continental e as toras descem os rios amazônicos. Parece uma sabotagem, para ver “a boiada passar”, boiando. Vez ou outra, como agora, o presidente faz um pequeno discurso lido e pouco convincente de “boas intenções”, o seu vice Mourão quer dinheiro do exterior.

Há no Brasil uma visão tacanha de que se os países desenvolvidos queimaram suas florestas, nós também deveríamos fazer o mesmo. Estamos conseguindo, em 2020 o país aumentou em 9,5% de gases de efeito estufa, conforme relatório do Observatório do Clima.

A jovem Greta, a “piralha”, não liga para blábláblá ou fakenews e continua na luta arregimentando outros jovens e fãs da causa irrecorrível. Os incendiários queimam a Amazônia e já invadem o Pantanal, destruindo. Greta iniciou o movimento “Sextas-feiras pelo Futuro”, no qual os estudantes vão às ruas protestar pelo Clima,em passeata.Em Glasgow, uma legião de jovens a segueem protesto e, melhor, novas lideranças juvenis surgem. Aqui, sob a liderança jovem de Johzara Ona e de João Duccinihouve uma concentração pelo Clima em frente ao MASP, em São Paulo.

_____

Camilo Irineu Quartarollo, escrevente, escritor, autor de A ressurreição de Abayomi, dentre outros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima