Caldeirão Político

DEFINIÇÃO
O neologismo tomou conta do Capiau, edição de sábado. Prefeiturite e governite foram, ao mesmo tempo, comentados nas redes sociais, especialmente por aqueles que analisam política com base na história. Em outras, palavras, resumindo: “Prefeiturite” ficou para o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e “governite” ficou para o prefeito Luciano Almeida (Democratas). Foi a manifestação geral dos leitores deste Capiau, idoso e cansado exatamente dessas coisas que, infelizmente, imperam na vida pública.

 

LIBERAL
Ontem, foi confirmada a decisão do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, de filiar-se ao Partido Liberal (PL) e será candidato à reeleição em 2022. Será preciso esperar assinatua na ficha ou pode acreditar na decisão do ocupante do Palácio da Alvorada. Em Piracicaba, quem lidera a legenda é o vereador Laércio Trevisan Junior e, certamente, pode-se pensar que será candidato a deputado estadual em 2022. Não lhe faltará apoio do secretário Adolpho Queiroz (PL).

 

EXPECTATIVA – I
Para a definição da sentença no caso da acusação de rachadinha contra o vereador Cássio Luiz (Cássio do Fala Pira). O juiz Wander Pereira Rossetti Júnior deu prazo de 15 dias para manifestação do nobre edil. Este prazo se esgotou na semana passada.

 

EXPECTATIVA — II
Os analistas de plantão acreditam que o dr. Wander se manterá coerente e vai aplicar a mesma pena no caso da acusação do ex-vereador Dirceu Alves, também de rachadinha, no caso Cássio Luiz. Na primeira sentença, Dirceu foi afastado por 6 meses. E depois mais seis. Vamos aguardar!

 

BINGO – I
Em artigo publicado neste jornal, o ex-prefeito Barjas Negri questionou os valores da construção e manutenção do Anexo da UPA do Piracicamirim. Logo depois, a Prefeitura anunciou um corte de 55% no contrato do custeio: R$ 4,2 milhões.

 

BINGO – II
Agora que reduziu o custeio e operação do anexo metálico, a pergunta a ser feita é se de fato seriam necessários mais 42 leitos, dobrando a capacidade da UPA do Piracicamirim para 84. Ficou maior que a UPA da Vila Cristina/Jaraguá que tem 52 leitos.

 

VAREJÕES
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, deixou alguns líderes comunitários perplexos, pois numa das reuniões propôs partilhar as despesas de água e luz com as associações de moradores quando promoverem suas atividades sociais e esportivas nestes espaços públicos. As associações não gostaram da ideia e dizem que, nessas ações, não há a comercialização de qualquer produto.

 

PEIXINHO
O ex-jogador Peixinho, com 81 anos, que foi o primeiro atleta a marcar um gol no Morumbi, merecia mais respeito da Prefeitura Por mais de 30 anos, ele e outros esportistas organizaram muitas atividades esportivas no campo social da Nova Piracicaba. Da noite para o dia, a Prefeitura derrubou parte dos alambrados danificando o gramado. É certo?

 

TRUCULÊNCIA
A truculência parece que tem sido a tônica da atual administração municipal, segundo alguns especialistas de plantão. Brigou com o Hospital Ilumina para não liberar emendas parlamentares; fechou o cursinho municipal pré-vestibular e o Centro Esportivo Central. Sem dizer que vive ameaçando fechar a Pinacoteca e a Biblioteca Municipal. Seria o exercício da “governite”?

 

PÉROLA
O secretário-adjunto da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Augusto Muzzili Júnior – aliás cargo que não existe – foi indagado na Educativa FM sobre a transferência da biblioteca. Foi categórico na resposta: “…no ano passado (2020) teve pouca frequência…“ Será que ele, que é médico, não sabia que vivíamos uma pandemia da Covid-19, com restrições sanitárias? Na época, tiveram suas atividades suspensas o comércio, os teatros, os cinemas, as bibliotecas e até a Pinacoteca. Tudo para evitar aglomerações, óbvio. Atente-se lá, doutor.

 

PLANEJAMENTO
Praticamente durante toda a pandemia, os parques da cidade, como o Parque da Rua do Porto, ficaram fechados ao público. Agora, com poucos casos de Covid-19, o parque reabriu e, em seguida, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) optou por seu fechamento por 90 dias, para fazer o combate aos carrapatos. Por que não fez isso enquanto o parque estava fechado? Perguntar não ofende. Ofende?

 

TATUAPÉ
As mães do Jardim Tatuapé estão chateadas com a paralisação por seis meses da construção da creche do bairro. Muitas delas estão precisando trabalhar e, ao que parece, as obras vão demorar para serem retomadas. Não há previsão de conclusão até o início do ano letivo 2022 – fevereiro. Com isso, muitas delas não vão conseguir emprego para ajudar no orçamento da família. Triste.

 

ILUMINA
Situação difícil do Hospital Ilumina. Parece que a Prefeitura assinou o “decreto de fechamento” deste bom hospital público. Sem serviços para prestar à Prefeitura de Piracicaba, vai ser difícil tocar os serviços. Só não fechou devido ao dinamismo da atual diretoria e o apoio de voluntários. Mas não se sabe até quando a entidade suporta manter os seus serviços. Muito difícil.

 

PODEMOS
Com a filiação do ex-juiz Sérgio Moro ao Partido Podemos, o presidente do diretório municipal do partido, Reinaldo Pousa, saiu fortalecido e já tem muita gente querendo lançá-lo a deputado. Só precisa acertar a dobradinha com o vereador Paulo Campos, que será candidato, nas próximas eleições, a deputado federal?

 

TESE
A candidatura do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) para o Palácio do Planalto é uma das confirmações de que a tese do ex-presidente Lula (PT) estava correta: agiu com parcialidade enquanto magistrado. E o mesmo aconteceu com Deltan Dallagnol que está exonerado do Ministério Público Federal (MPF) e será candidato a deputado federal. Eles têm veia política? É bom esperar o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima