Projeto VER completa 15 anos

Barjas Negri

Em 2006, o Fundo Social de Solidariedade (Fussp), presidido por Sandra Bonsi Negri, lançou o programa VER, em parceria com os sete  Rotaries de Piracicaba. Esse projeto teve como objetivo atender pessoas com deficiência visual, em especial crianças e estudantes da rede pública de ensino que, sem condições financeiras, não conseguiam comprar seus óculos.
Já em 2007, o projeto era um sucesso, porque atendeu 250 pessoas carentes, com a distribuição das armações e das lentes. De lá para cá, o VER manteve o seu objetivo social e de inclusão com a entrega anual de centenas de óculos, inclusive algumas especiais e de grande valor unitário.
O projeto foi criado para ser simples e desburocratizado, bastando os interessados dirigirem-se à Central de Projetos, onde o VER estava inserido, e apresentar seus principais documentos (CPF, RG e o cartão SUS), comprovante de residência e o receituário médico da rede pública. Com esses documentos, o Departamento de Assistência Social do Fussp dava início a uma triagem para identificar quais as prioridades no atendimento.
Além das compras das armações e lentes pelo Fussp, a população também fez a sua parte. Por meio de campanha, ela fez doação de armações em bom estado e que com novas lentes puderam ser usadas por pessoas de baixa renda. A cada entrega uma alegria para todos nós do poder Público, por poder permitir que as pessoas tivessem melhorias também na sua visão.
Vale destacar que o atendimento de estudantes nesse projeto garantiu melhora pedagógica. Em muitos casos, a continuidade dos estudos das crianças e jovens. Já os adultos demos a possibilidade de inserção ou manutenção no mercado de trabalho, além de melhorar as condições do desempenho profissional.
Durante esses 15 anos, mais de 5 mil pessoas foram atendidas por esse importante projeto de inclusão social. Apenas em 2020 foram distribuídos 558 óculos, atendendo quase toda a demanda apresentada ao Fussp, com recursos garantindo anualmente no Orçamento da Prefeitura.
Como os bons programas merecem ter continuidade é com satisfação que tomamos conhecimento pela imprensa que neste ano o Fussp licitou a contratação de armações e lentes, para o atendimento de 470 pessoas em vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas inscritas no Cadastro Único. Elas foram encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) também atendendo quase toda demanda.

______
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima