Olha o poço, Visconde!

Camilo Irineu Quartarollo

 

O poço do visconde foi uma obra de Monteiro Lobato, em 1937, de quando nossa autoestima estava por um sabugo mesmo. Petróleo no Brasil era piada, não existe, não pode, imagina! Na época existia somente o poço de Caraminguá, dentro do Sítio da Dona Benta, o Sítio do Picapau amarelo. O neto da proprietária do sítio, Pedrinho, levantou o moral em descobrir o “ouro negro”. O Visconde de Sabugosa sentenciou: quando o Brasil tiver petróleo deixará de ver milhões de brasileiros descalços, analfabetos, andrajosos – na miséria.A erradicação da miséria, uma ideia antiga.

Muitos se aventuraram, como na corrida do ouro, a perfurar poços em seus quintais, não por água, mas pelo “azeite de defunto”, que Emília, personagem de Lobato, apelidava o combustível – o petróleo é formado da decomposição de depósitos fósseis, sepultados pela natureza por milênios, intocáveis, dormentes.Creiam, no Brasil também tivemos a pré-história!

Getúlio Vargas negociou duramente. Ao contrário do governo atual, que vende tudo a preço de banana e nos deixa com os caraminguás. Nãoqueria uma empresa de processamento e comércio de petróleo, mas desenvolver a tecnologia de prospecção e fez constar isso no documento da criação da empresa – na época ainda se negociava em favor do país. Funda-se a Petrobrás, petróleo brasileiro, o petróleo então era nosso, hoje…

No dia 3 de outubro de 1953, o presidente assinou a Lei 2.004 que criou a Petrobrás, o movimento pelo petróleojá começara bem antes, em 1946.

Mesmo com a criação da Petrobrás as piadas continuavam, não punham fé na empresa. O país de herança escravocrata não acredita no seu potencial. A Petrobrás se agigantou e hoje é considerada a mais exitosa detentora da tecnologia de prospecção em águas profundas. Em 2000, com a ideia de privatizar TUDO, o governo tentou alterar o nome da empresa para Petrobrax e, assim, tornar mais palatável sua privatização.

Em setembro de 2008 a Petrobrás extrai pela primeira vez petróleo da camada do pré-sal em campo de Tupi, situado na Bacia de Santos, litoral do Rio de Janeiro. O campo é o maior produtor de águas profundas do mundo, com cerca de um milhão de barris por dia. Mas, atualmente, o petróleo cru vai para as Refinarias que o governo vendeu! Volta o combustível refinado, gasolina ou diesel, em dólar…

As perfuradoras da empresa desceram abaixo da última camada oceânica, o pré-sal e lá descobriram que o petróleo do Visconde de Sabugosa não erradicaria os bolsões de analfabetos, descalços, andrajosos – de miseráveis. O país decai na linha de pobreza, outra vez. OUuutra veiz!

A Petrobrás não era do Visconde, nem da Dona Benta, nem de Monteiro Lobato, nem tampouco nosso, mas dos investidores.Oh, Emília, você que traz verdades espontâneas e tão suas, qual a energia poderemos ter? Lobato não escreveu, mas seriam as renováveis, a energia limpa… ela o há de ser.

______

Camilo Irineu Quartarollo, escrevente, escritor, autor do livro A ressurreição de Abayomi, dentre outros

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima