Parque dos Eucaliptos, Minas Nova, Jardim Glória e Tatuapé: o que eles têm em comum?

Barjas Negri

 

Esses quatro bairros, que foram regularizados recentemente, localizam-se após a avenida Raposo Tavares, permaneceram por mais de três décadas irregulares e foram habitados e ocupados por famílias de trabalhadores, de gente simples e de renda mais baixa.

Inicialmente foram ocupados com infraestrutura urbana incompleta e precária. Começaram apenas com ligação de água e de energia elétrica; sem coleta de esgoto regular, sem iluminação pública, sem pavimentação asfáltica. Mais do que isso, sem terem a efetiva escritura de seus lotes devido às irregularidades no início da implantação desses loteamentos.

A vida urbana foi muito dura para seus primeiros moradores que, com o passar do tempo, se organizaram em comissões de bairros e até em associações de moradores para lutarem e conquistarem os seus direitos junto ao poder Público (Prefeitura) de garantir melhorias e melhores condições de moradia.

De lá para cá, cada administração municipal demonstrando seus compromissos sociais foi atendendo as reivindicações e a cada ano uma melhoria: as ruas foram iluminadas, o esgoto foi coletado, asfaltamento, muitos equipamentos sociais – creches e escolas -, construção de centros comunitários, varejões, unidades de saúde e centros sociais e de lazer.

Nossa administração teve papel importante na pavimentação do Minas Nova e do Tatuapé, além de ter implantado a maior parte dos equipamentos sociais. Com isso, a qualidade de vida de seus moradores foi melhorando. Porém, restava ainda a regularização fundiária, que foi articulada nos últimos 15 anos, em parceria com os governos estadual e federal, bem coordenado pela equipe técnica da Emdhap, com apoio de outras secretarias municipais. Apenas em 2020 e início de 2021 ocorrem suas efetivas regularizações, facilitadas por legislação federal aprovada em 2018.

Em 2020, por exemplo, foram entregues os certificados de regularização fundiária para 404 famílias do Parque dos Eucaliptos; para 292 famílias do Minas Nova; para 151 famílias do Jardim Glória e protocolamos no Cartório de Registro de Imóveis o processo para das 446 famílias do Tatuapé, tendo sido liberado neste ano para entrega definitiva dos certificados, escrituras e matrículas.

No total são 1.293 famílias que tiveram a paciência de trabalhar junto ao setor público para conquistar suas melhorias e a regularização para segurança jurídica das famílias. Além desses loteamentos outros também foram regularizados e outros Núcleos de Interesse Social estavam bem encaminhados e serão temas para outros artigos. Nossos cumprimentos aos técnicos da Emdhap pela atenção e profissionalismo, às lideranças comunitárias que sempre confiaram no nosso trabalho.

_____

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima