Mauricio Picazo Galhardo

ACORDO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia assinaram um Memorando de Entendimento para fortalecer a cooperação técnica em diversas áreas da agricultura, pecuária, aquicultura e pesca entre os dois países. O documento foi assinado pela ministra brasileira, Tereza Cristina, e o ministro colombiano, Rodolfo Enrique Zea Navarro.

 

COOPERATIVISMO
A Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), sob Presidência Pro Tempore do Brasil, deu início dia (18), em São Paulo, ao Workshop Internacional “Cooperativas do Mercosul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construção de um Plano Estratégico Baseado na Agenda 2030”. Participam do encontro delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

 

ADIDOS AGRÍCOLAS
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou, da abertura do 3º Encontro dos Adidos Agrícolas, realizado em parceria com a Apex-Brasil. O evento, serve para o alinhamento de informações e a discussão sobre estratégias para negociações internacionais, promoção comercial, atração de investimentos e internacionalização do setor agropecuário brasileiro.

 

ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA
O Dia Nacional da Alimentação na Escola foi comemorado em 21 de outubro, data que tem por objetivo chamar a atenção sobre a importância de promover bons hábitos alimentares às crianças, aos jovens e adultos estudantes. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove ações para auxiliar na construção e fortalecimento de práticas saudáveis de alimentação para alunos de educação básica das redes públicas de ensino.

 

CUSTO DE PRODUÇÃO
A escassez de contêineres e navios para o translado de mercadorias continua a afetar os produtores rurais no Brasil. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destacou, durante a reunião-almoço da bancada, que a demora para suprir a demanda tem elevado o preço dos fretes e gerado aumento nos prazos para a exportação e importação de produtos. “Um contêiner, em média custava U$ 2 mil para chegar à Europa, hoje temos casos de produtores pagando até U$ 15 mil,” disse o deputado.

 

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
Os mais de 120 mil produtores localizados nas regiões com registro de Indicação Geográfica poderão utilizar os Selos Brasileiros para uma identificação única de seus produtos em todo o território nacional a partir de novembro. Os Selos Brasileiros de Indicação Geográfica foram lançados, conforme Portaria, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável pela emissão do registro de IGs. Os Selos Brasileiros de Indicação Geográfica fazem parte de uma estratégia de promoção das Indicações Geográficas no país.

 

INOVAÇÃO
Para comemorar o Dia Nacional da Inovação, a Embrapa reuniu cerca de 500 pessoas simultaneamente em seu canal no YouTube no evento “Arena Embrapa de Inovação”. Lideranças de empresas com atuação global como Bayer, Bosch, BRF, Corteva, Embraer, JBS, John Deere e Syngenta, além de representantes do governo, discutiram inovação no agronegócio, sustentabilidade e oportunidades para a economia brasileira.

 

FRUTAS
A Associação de Exportadores de Frutas Frescas do Hemisfério Sul assinou um acordo de cooperação de longo prazo com a Fruit Attraction, com o objetivo de estreitar os laços entre os países do Hemisfério Sul e os mercados europeus. “A Atração de Frutas sempre foi uma grande porta de entrada para a Espanha e Europa para os países do Hemisfério Sul, e estamos mais do que felizes por finalmente voltar à feira”, disse, Charif Christian Carvajal, presidente da associação.

 

MANGAS
As exportações brasileiras de manga para a Europa, o principal mercado, subiram 29,3% em volume de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, segundo Frederico Cabral da Costa, sócio da Ibacem Agrícola Comércio e Exportação, de Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, uma das maiores produtoras e exportadoras da fruta, com 28 mil toneladas por ano. Foram embarcadas para a Europa 5.540 caixas de 4 kg de manga, ou 113,4 mil toneladas. Já para os Estados Unidos, o aumento foi de 25%. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima