Caldeirão Político

DARCI RIBEIRO — I
A Câmara dos Deputados entrega hoje (26), às 15h, as medalhas e os diplomas de menção honrosa aos escolhidos para a edição de 2021 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A premiação contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos se destacaram na promoção da educação. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre. Em face das restrições estabelecidas pelas medidas de combate à pandemia, o evento contará apenas com a presença de parlamentares e agraciados.

 

DARCI RIBEIRO — II
Os premiados deste ano são a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Instituto Península e a professora Paula Beatriz de Sousa Cruz. As indicações são feitas por deputados e senadores e a escolha é feita pela maioria dos parlamentares integrantes da Comissão de Educação da Câmara, organizadora da premiação.

 

DEMOCRACIA
“Relembra na data que ficou marcada como o Dia da Democracia no Brasil os heróis da nossa luta. O 25 de outubro foi escolhido para celebrar a democracia no Brasil devido a um episódio histórico: o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 25 de outubro de 1975. Herzog morreu numa sessão de tortura no DOI-CODI (Destacamento de Operações Internas – Comando Operacional de Informações do II Exército. A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra os excessos do regime militar de 1964, tornando-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil”, registra Miguel Manso, engenheiro pela USP-São Carlos, membro do PCdoB.

 

JANTAR — I
Terça (19), depois de almoçar em Osasco, o pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Fernando Haddad, teve um jantar com o ex-governador Geraldo Alckmin (ainda no PSDB!), organizado pelo ex-secretário da Educação do Estado e da Capital Gabriel Chalita, hoje nas fileiras do PDT. Um encontro agradável, entre políticos educados, serenos, que sabem conversar. Quanto às candidaturas, há muita água debaixo da ponte. Na quinta (21), Haddad esteve em Piracicaba.

 

JANTAR — II
O que não faltam são jantares, e também almoços. Aproveitam, os políticos, degustar do bom e do melhor, encontram com amigos, dão entrevistas, e a vida política vai caminhando assim, como sempre foi. Importante é o debate das ideias, com educação, serenidade. Mas há ideólogos que não precisa dispensar uma boa refeição, através de um bom convite.

 

TROCA DE IDEIAS
Nesses encontros políticos, com ou sem jantar, com ou sem almoço, vale traçar os planos, as metas, os caminhos… é o caso do ex-prefeito de São Pedro, Helio Zanatta (PSD?) que está firme na candidatura para a Assembleia Legislativa do Estado de Sã Paulo (Alesp) 2022, e está percorrendo a região com Ricardo Izar, deputado federal, seu antigo amigo, cujo trabalho conjunto vem dos tempos do pai Ricardo, quando Helio era vice-prefeito de Charqueada.

 

TAPA-BURACO
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), percorreu com a operação Tapa-buraco, 21 vias de 12 bairros do município de 19 a 22 de outubro. Sinal que Bruno Guimarães (PTB) está trabalhando bastante.

 

JEJUM
Com apenas 500 mortes no Brasil, o pastor e presidente do MDB, Fernando Favoretto, fez um jejum na cidade. É questão de fé e respeito há. E sempre haverá críticas, o que é normal na vida político-partidária, sendo que Favoretto já está sabendo lidar com isso. Mas não aprendeu a lição de Ulysses Guimarães (sempre MDB)? Aquela de que, em política, “sinceridade é imprudência” (?). O ex-vereador Antonio Oswaldo Storel sabe explicar isso.

 

MDB
Por falar em MDB, Marcos Abdala, que seria candidato a deputado estadual pelo partido, decidiu deixar a legenda. O Capiau observa que não há, no político Abdala, muito fundamento do que deseja. Mas é de se aguardar o que fará em 2022, pois, segundo ele, o partido exala ódio. MDB?

 

UNIÃO BRASIL
A febre do momento é o União Brasil, novo partido, a pergunta é: em Piracicaba, ficará com a ex-vereadora Coronel Adriana ou com o vereador Zezinho Pereira? Quem sabe? Será uma disputa boa e dominará o partido quem fizer mais filiados até a convenção. Ou que tiver a confiança da direção estadual. É preciso esperar.

 

CULPADO?
Não se sabe exatamente, pelos lados do Centro Cívico, que realmente é o culpado da aprovação do projeto do lixo. Sempre querem encontrar um, muitas vezes injustamente para defender o ninho (não precisa ser tucano, pode ser de democratas também). Querem, sim, um “boi para piranhas”, como dizem os mais antigos.

 

EDUCADORA — I
Na edição dos Comentaristas, ontem (12h), da Rádio Educadora, foram boas trocas de elogios, normalmente merecidas. Carlos Beltrame (DEM), secretário de Governo, falou bem sobre vários temas e, dizem, que ele é o lado bom dos Beltrame, num bom humor com o irmão. São todos ótimos. Parabéns a toda equipe dos Comentaristas, que convivem com opiniões diversificadas. Isso é bom.

 

EDUCADORA — II
Jairinho Mattos, diretor, comanda o programa de forma espetacular, alegre, e ouviu o professor Adolpho Queiroz (PL), titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semac), afirmar que há muitas transformações por aí, de que o prefeito Luciano Almeida (DEM) vai informatizar tudo etc etc etc. Em certo momento, Adolpho — tão antigo como este idoso Capiau — disse que ele, Adolpho, “será a cereja do bolo”. Que beleza. O amigo aqui, que não entende existir ex-amigo, ficará sempre feliz. Parabéns.

 

PEGOU MAL — I
Pegou mal o presidente Gilmar Rotta (Cidadania) solicitar ao orador popular Tony Azevedo para que utilizasse máscara ao discursar na tribuna da Câmara, na última quinta-feira (21). O chefe do Legislativo fez certo ao exigir que o orador cumprisse a regra da Casa, sem dúvida, mas todo mundo que acompanha a reunião da Câmara vê diversos vereadores sem máscara sem qualquer intervenção da Mesa Diretora. Repito: pegou mal, mas — registro — vale a boa intenção de Rotta.

 

PEGOU MAL — II
Outra decisão da Câmara que pegou mal foi a de eliminar a possibilidade de comentários durante as transmissões das reuniões ordinárias no Facebook. Muitas reclamações de que “a população estava sendo cerceada no direito à liberdade de expressão”. Este Capiau, idoso, cansado e não muito dado às redes sociais, sabe que existem os tais perfis “fakes”, utilizados só para criticar, mas fica a pergunta: não dá para separar o joio do trigo? Ou melhor: o trigo do joio?

 

SEMAE
Candidato derrotado a prefeito, Edvaldo Brito escreveu em suas redes sociais que “não vejo a hora de botar na mesa tudo o que penso”, ao informar que está sendo convocado para prestar depoimento na CPI do Semae da Câmara Municipal. “Aguardem que esse será talvez o depoimento mais forte da CPI. A minha vez chegou”, disse. Aguardemos, mas não é importante só o que pensa e, sim, o que sabe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima