Caldeirão Político

AGITOU
A vinda a Piracicaba do petista e pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, o professor Fernando Haddad, agitou o ambiente político local, ao lado da deputada estadual Professora Bebel (PT). Por onde passou, Haddad era tietado por todos. Não faltaram fotos, abraços e até declarações de amor ao ex-candidato à presidência da República. As redes sociais estão repletas do registro dessa visita.

 

ELOGIO
Ciceroneado pela deputada estadual Professora Bebel (PT), articuladora da vinda de Haddad a cidade – e também pré-candidata à reeleição na Alesp –. Haddad não hesitou em reverenciar, com justiça, o trabalho que Bebel vem fazendo pela região e pelo Estado. Ao ser questionado sobre qual era a sua agenda em Piracicaba, Haddad brincou: “aqui sou discípulo da Professora Bebel. Faço o que ela mandar”. Na agenda da tarde de quinta, Fernando Haddad visitou o gabinete da vereadora Rai de Almeida (PT), onde foi recepcionado pela vereadora e por um “petit comitê” composto pelo ex-prefeito José Machado (PT), pelo professor Adelino (PT) e por outras figuras do cenário político local e regional ligados ao Partido dos Trabalhadores. A visita de Haddad ao gabinete foi emblemática e marcou a dedicação da vereadora Rai na cidade e a volta do PT ao Legislativo local.

 

NO AUDITÓRIO
Depois, Haddad subiu – ciceroneado pela vereadora Rai de Almeida – para o auditório “B” da Câmara Municipal, onde um grande número de pessoas e representantes de entidades, movimentos sócias, grupos artísticos, políticos variados, professores, professoras e eleitores o esperam pela vê-lo e ouvi-lo.

 

GILMAR
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Gilmar Rotta (CID), esteve lá e ocupou lugar à mesa. Gentil e cordial, Rotta proferiu rápidas palavras de acolhida a Haddad, destacando com sabedoria o difícil momento político vivido pelo país e enaltecendo a necessidade de se unirem forças para que a democracia possa ser preservada e o país consiga sair da crise política e econômica que se encontra. Sábias e proféticas palavras.

 

EMOÇÃO
Emocionada com todo o movimento que se deu em torno da vinda de Haddad a Piracicaba e, em especial à Câmara, a vereadora Rai de Almeida (PT) não escondeu sua sensibilidade ao abrir o encontro com Haddad. Ficou emocionada. Com os olhos marejados, afirmou que a esperança por tempos melhores voltou. Política se faz pelo nível Fernando Haddad, impecável professor e mestre.

 

CURTIU
Quem também curtiu, em pé, toda a fala de Fernando Haddad na Câmara Municipal foi o vereador Paulo Camolesi (PDT). O edil e seu gabinete marcaram presença entre o público seleto que acompanhou o discurso de Haddad na Casa do Povo. Além do nobre vereador, funcionários e funcionárias de variados setores também se animaram com a presença de Haddad – que não se cansou em tirar fotos e fazer selfies com todo mundo.

 

RAPIDINHA
Na noite de quinta (21), Haddad participou de um encontro com a militância petista e com eleitores e simpatizantes no Teatro São José. Quem deu uma escapada rapidinha da sessão camarária – que acontecia no mesmo horário – e correu para compor a mesa dos trabalhos da assembleia de Haddad foi o vereador Josef Borges (SD). Mesmo com presença no painel da Câmara, Josef – no São José – saudou democraticamente a vinda de Haddad a Piracicaba. Depois, o vereador voltou para a Câmara. Ótimo.

 

SURPRESA?
Muita gente se mobilizou para ver, ouvir e tietar Haddad. A força de sua presença – goste ou não a Direita – lembrou a atmosfera de outros tempos, quando o Partido dos Trabalhadores arrancava suspiros e enlevava corações. Novos tempos, a Esquerda piracicabana parece estar se reencontrando e nomes como o da deputada Professora Bebel no Estado e o da vereadora Rai de Almeida, em Piracicaba, representam – vale dizer – esse despertar para os eleitores.

 

BASE — I
Depois de toda a festa da Esquerda quinta (21), fica aqui este idoso Capiau a se perguntar: com as articulações do presidente Lula país afora, como ficará a Câmara Municipal de Piracicaba se partidos de centro – como Cidadania, Solidariedade, Avante, PSD e outros – vierem, por acaso, a compor a base do futuro candidato Lula ao Planalto e de Haddad no Estado? Só o tempo dirá.

 

BASE — II
Ou como disse o próprio professor Fernando Haddad sobre 2022: “o ano que vem será divertido”. Este Capiau pensa em “desenhar as sombras do futuro”, como ensina Hypolito José da Costa, patrono da imprensa brasileira. Direita e Esquerda disputam em São Paulo e no Brasil, e uma terceira via (parece!) fica difícil. Questão de tempo.

 

DISCURSO
Em um encontro de pastores, o evangelista Francys Almeida, que é do PCdoB, falou para o ex-ministro Fernando Haddad: “O senhor é culpado! Por sua causa, fiz Enem e passei em Direito através do ProUni; muito obrigado, Haddad”. Isso é bom. Ser grato faz bem ao coração e à própria saúde.

 

VICE?
Em tom de brincadeira, mas firme em seu propósito, Francys Almeida (PCdoB) convidou Fernando Haddad (PT) para ser vice de sua chapa para o Governo do Estado. Haddad, sempre alegre e bem humorado, aceitou o convite, mostrando que quer conversar com esses companheiros, o que é bom na praça política.

 

DESINFORMADO — I
Longe de criar polêmica, até porque não se questiona a gentileza e o elevado espírito público do secretário da Selam, Hermes Balbino, a nota produzida pela sua assessoria, sobre ser “falsa” a informação de que Pedro Kawai (PSDB) foi o único vereador presente à eleição dos membros da sociedade civil para o Conselam, merece uma correção.

 

DESINFORMADO — II
Pedro Kawai, de fato, era o “único vereador” presente. Talvez o autor da nota não sabia que Pablo Delvage não é vereador, e sim, assessor da vereadora Silvia Morales (PV), como pode ser comprovado no Portal da Transparência da Câmara. Quanto ao vereador Thiago Ribeiro (PSC), afastado temporariamente da Câmara por problemas de saúde, foi representado por sua assessoria. Essa é a verdade.

 

AQUECIMENTO
Serginho da Van está na beira do gramado, aquecendo para jogar na Casa de Leis de Piracicaba, pelo o iminente afastamento do vereador Cássio Fala Pira. Talvez difícil de acontecer, ma é certo que Serginho está preparado. Por isso, a lei prevê suplentes.

 

RACISMO?
Rola, nos bastidores políticos, que Cássio reclama de racismo, pois só ele está sendo “perseguido” pelo Ministério Público (MP). Como instituição, sabe o que faz, nem vamos pensar nisso. Mas se tem algo a investigar, que se investigue. Ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima