Das origens do Orçamento Participativo em Piracicaba

Carlos Beltrame

 

Entre fevereiro de 1977 a maio de 1982, Dirceu Careiro, do MDB, governou a cidade de Lajes em Santa Catarina e lá criou pela primeira vez no Brasil o instrumento do Orçamento Participativo. Ouvir a opinião dos cidadãos — suas reivindicações e percepções sobre investimentos e demandas localizadas — foi uma das grandes novidades para governos municipais daqueles dias.

Na época, o então prefeito lançou o livro “A força do Povo”, que ganhou dimensão nacional, encantou os prefeitos chamados de progressistas e deu, de forma definitiva, voz ao povo, para que o orçamento das Prefeituras, de peças burocráticas e técnicas, se transformassem em forte articulação política.

A novidade de Lajes chegou com força na Piracicaba governada por João Herrmann e José Aparecido Borghesi. A pedido do então prefeito, a irmã do vice, Cida Borghesi, assistente social de formação, mergulhou no modelo das mais respeitadas lideranças naquele período.

A consolidação do Orçamento Participativo ocorreu mais tarde no governo de José Machado, a quem a Câmara Municipal da época atendeu e transformou o Orçamento Participativo em lei e a consulta sobre investimentos dos governos futuros, especialmente nos bairros, em lei.

Agora, no nosso Governo sob a liderança do Prefeito Luciano Almeida, começamos via Secretaria de Governo, a nos rearticular com as lideranças de centros comunitários e associações de bairros.

Castigadas pela pandemia, todas refluíram em suas atividades em 2020/2021, mas, aos poucos, vão voltando a vida normal. O exercício de recuperação de velhas e novas lideranças este ano, foi a meu juízo, uma das grandes ações que, conseguimos realizar.

Foram inúmeras reuniões entre líderes regionais, com a presença de representas da Prefeitura e Câmara Municipal.

Em processo democrático de definições, as 10 principais demandas de cada região foram elencadas para serem atendidas pelo nosso Governo. E as orientações do nosso Prefeito já começam a ser transformar nas obras solicitadas.

A força do povo, também entre nós, transformou-se em jeito de governar. E esse tem sido um dos grandes aprendizados para todos nós nestes primeiros meses de governo.

_______

Carlos Alberto Lordello Beltrame, Secretário de Governo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima