Notícias +

PRIMEIRA

Semana dourada para o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania). Aliás, como tem sido ao longo de 2021: oficialização da Região Metropolitana, confirmação das escolas com tempo integral, reformas e obras de Unidades de Saúde, ônibus escolares, poços artesianos entre outros, e agora, a confirmação do funcionamento do Hospital Regional (a partir de 2022), com 100% da sua capacidade. O vice governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), ainda anunciou na entrevista exclusiva no Jornal da Manhã (rádio Jovem Pan News), e depois na primeira reunião da Região Metropolitana (também ontem, dia 19, no Engenho Central), aumento de receitas (ajuda financeira) para a Santa Casa e Hospital da Cana e a construção de uma barragem no rio Corumbataí. Roberto Morais mais feliz do que nunca e com toda razão. Motivos de sobra: na segunda-feira (18), foi homenageado pela Associação Paulista de Medicina (Piracicaba), com título de sócio benemérito, pelos serviços prestados a saúde pública, honraria concedida a cada dois anos a quem reconhecidamente colabora com a saúde e com os médicos.

TODOS APLAUDIRÃO

Ao anunciar a Festa das Nações de 2022 (18 a 22 de maio), o prefeito Luciano Almeida garantiu que todos que comparecerem ao evento vão gostar. Disse que os visitantes verão um lugar limpo, bem cuidado, ainda em processo de mudanças, que mostra o zelo por um lugar e patrimônio histórico. Concluiu: “Vamos torcer para quem haja tempo até maio de 2022, da Pinacoteca e a Biblioteca Municipal já estrarem instaladas no Engenho Central fazendo parte de um projeto avançado combinando com a tradição cultural de Piracicaba”.

CAPSULA ACIPI

Na noite do próximo dia 28 de outubro, quinta-feira, diretores e conselheiros da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba enterrarão num espaço logo na entrada da entidade, a Capsula do Tempo, que armazenará tudo o que aconteceu no ano de 2020, o ano da pandemia. A ideia é contar para uma nova geração, a surpresa que foi a chegada da Covid-19 e suas consequências para o mundo, em particular com Piracicaba, quando inclusive a ACIPI trabalhou para enfrentar uma inesperada e fetal doença. A capsula só poderá ser desenterrada e aberta em 2072, ou seja, daqui a 50 anos.

 

TOTALMENTE FASCINADO

Feliz e com muitos planos. É assim que se vê o diretor presidente da rádio Educativa FM de Piracicaba, Antonio Carlos Bonassi. Depois de uma passagem vitoriosa pela iniciativa privada (Caterpillar do Brasil), Bonassi assumiu o Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba e mais recentemente lhe foi confiado o comando da emissora municipal. E, ele não esconde sua alegria. Realmente, rádio encanta, pois é uma magia. Luciano Junior, que já foi vereador, com experiência em rádio e televisão, depois de comandar o Cerimonial da Câmara Municipal de Piracicaba no biênio 2019/2020, agora também faz parte da emissora piracicabana que faz sucesso logo pela manhã (das 6 às 8 horas), com o programa realmente e verdadeiramente sertanejo “Café com Viola” apresentado pelo competente Bill Junior.

VERMELHO IGNORADO

Nos dias atípicos, caso do domingo, os semáforos de Piracicaba funcionam normalmente. Sem o trânsito agitado dos dias úteis, o motorista fica um bom tempo parado no vermelho e, poucos tem paciência para esperar pelo verde. A Semuttran diminui os tempos, ou desliga, pois avançar o vermelho (que aliás, provoca estragos na CNH) é comum, embora errado. Melhor: proibido.

DATA PREFERIDA

A rádio Onda Livre AM (910), atualmente fazendo parte de rede Jovem PAN News, tem suas providências adiantadas para poder fazer a migração da AM para a FM. Pagamentos, obras, documentações, enfim, prontos de acordo com as exigências. O empresário Lourenço Tayar gostaria de ver a emissora já na faixa FM a partir de dezembro, contudo, fica na dependendo da autorização final do Governo Federal através do Ministério das Comunicações.

 

OUTRA CADEIRA

Luciano Almeida, quando preside encontros no seu gabinete de reuniões no ll.o andar do Centro Cívico, não utiliza o assento na cabeceira da mesa como acontecia com todos os prefeitos anteriores. Ele prefere um lugar ao centro, de frente para o Parque da Rua do Porto. Para uns, o prefeito tão apenas achou aconselhável mudar a rotina, já para outros, uma questão de, no centro, ter mais visão e conforto para interagir.

 

FINALMENTE RESOLVIDO

Foi difícil. Demorado. Exigiu tempo, conversações e paciência dos dirigentes dos sindicatos, contudo, Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio) chegaram a um acordo e assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho, garantindo reajuste de 10,42% no salário dos comerciários de Piracicaba. Serão aplicados 5% a partir de setembro/2021 e 5,42% em janeiro de 2022. O presidente do Sinciomércio, Itacir Nozella, lembra das dificuldades para satisfazer as partes, principalmente numa época de inflação crescente, consequência de uma inesperada pandemia que causou grandes prejuízos ao comércio. Outras decisões: o comércio atenderá das 9 às 16 horas, nos feriados de 2 de novembro (Finados), 15 de Novembro (Proclamação da República) e 20 de Novembro (Consciência Negra).

FOCO

Lilian Geraldi, iniciando sua vida no rádio, foi contratada pela Difusora para montar textos publicitários. Mas, como o sonho era jornalismo, logo mudou de setor. Cursou jornalismo, foi diplomada e depois de passar pela rádio Onda Livre AM (Jovem Pan News), ingressou no Jornal de Piracicaba. Atualmente faz parte da área de comunicação da ACIPI e como integrante da equipe do Engenho da Notícia, participa das produções do Piranews. Grava Jobs (estúdio) e o podcast “Fala Comigo” que é programado nas principais plataformas de áudio. Profissional talentosa, segue brilhando na mídia, sempre disposta e preparada para os desafios, aliás bastante comuns no atual mundo tecnológico moderno e avançado da comunicação.

ULTIMA

O futebol amador de Piracicaba viveu tempos gloriosos no passado. Tudo funcionava com perfeição: clubes, arbitragens, junta disciplinar, departamento técnico, com o público respondendo com os estádios lotados em razão de grandes jogos, com muitos atletas de qualidade vestindo camisas consagradas que até hoje estão na memória de muitos. As disputas despertavam tamanho interesse e consequente responsabilidade, a ponto do presidente da Liga Piracicabana de Futebol, Eulógio Vieira Sobrinho (Loginho), ser obrigado a reforçar a entidade com nomes de respeito. Para dirigir o setor de arbitragem, por exemplo, foi convidado Henrique Pavanelli e para a JDD, Mateus Tulio. A LPF tinha ainda Felício Maluf, Francisco Monaco Netto e Luecyr Cristal. A então famosa Liga se localizava no andar superior da Estação Rodoviária (Intermunicipal) e suas dependências ficavam lotadas nos dias da escala de árbitros (quinta-feira) e julgamentos disciplinares (segunda-feira). Anos realmente dourados. Inesquecíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima