Agricultura – Secretários se reúnem para o fortalecimento da Região

Encontro dos Secretários de Agricultura aconteceu no Teatro do Engenho. Foto: Justino Lucente

Representantes dos 24 municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) estiveram no I Encontro dos Secretários de Agricultura da RMP, evento promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria com a Cati/CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

O evento veio ao encontro de outras iniciativas da Prefeitura de reunir secretários municipais para discutir projetos conjuntos de cada setor, após a sansão da lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, ocorrida em agosto.

Um dos principais programas estaduais da SAA, o Município Agro, foi tema da primeira palestra do encontro, abordado pelo engenheiro agrônomo da Cati-CDRS, Vivaldo Viganó. Trata-se de um programa criado em 2019 que incentiva o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, em uma parceria com as prefeituras que participarem. Os municípios mais bem colocados recebem repasses de recursos que podem chegar a R$ 500 mil.

Já o Rotas Rurais, apresentado na segunda palestra, é um programa que visa “colocar o rural no mapa”, segundo o próprio palestrante, Vagner Azarias Martins, representante do IEA (Instituto de Economia Agrícola). O objetivo é mapear e facilitar o acesso às propriedades rurais nos locais onde não há endereçamento.

“Há uma série de dificuldade ao produtor rural em orientar o caminho de suas propriedades, principalmente em casos de emergências, e este trabalho é para que o deslocamento seja feito de forma rápida e objetiva”, disse Vagner, que salientou que o programa Rotas Rurais estará em breve chegando para implantação na Região Metropolitana de Piracicaba.

A nutricionista Natália Gebrim Doria, que atua com programas de segurança alimentar e nutricional na Sema e faz parte do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), ministrou a última palestra, sobre Compras Públicas da Agricultura Familiar.

Ela apresentou os programas públicos que fomentam essas compras para instituições da rede socioassistencial, educacional, hospitais, presídios, entre outros, sendo o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PPAIS (Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social).

A secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Thame, mediou as palestras e avaliou positivamente a reunião. “Alcançamos nosso objetivo de fazer um primeiro contato entre os secretários de agricultura dos 24 municípios para fomentar a produção local e fazer com que os programas estaduais sejam fortalecidos na região. Já estamos articulando a realização de um segundo encontro sediado por outro município da Região Metropolitana, abordando outros temas pertinentes para o setor”, afirma.

Para o prefeito Luciano Almeida, “este foi mais um importante encontro para discutir e trocar ideias e experiências e reunir propostas a serem apresentadas no primeiro encontro de prefeitos da RMP, marcado para a próxima semana”.

Também estiveram presentes no encontro o vereador Gilmar Rotta, presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, o prefeito de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, o vice-prefeito de Santa Maria da Serra, Roberto Miranda, o vereador Paulo Camolesi, o presidente da Câmara Municipal de Analândia, Leandro Sanharpio, e Maurício Perissinoto e Marcos Jonatan Amici Jorge, diretores da Cati-CDRS Piracicaba e Limeira, respectivamente.

A RMP é composta, além de Piracicaba, por Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima