Núcleo de Base Ocupe – Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

Maria Teresa S. M. Carvalho

 

Em um conturbado cenário político e social, com ataques frontais à democracia e com a agudização da pobreza e da fome, nasce e se organiza um novo Núcleo de Base do Partido dos Trabalhadores: o “Núcleo Ocupe”.

A chegada da Primavera inspira os corações e orienta as consciências. O tempo é da luta política, da retomada dos sonhos, da organização social e da defesa intransigente da democracia social, política e econômica. O Núcleo Ocupe estrutura- se a partir da perspectiva de encontrar novos caminhos para a militância política que se renova com o diálogo, a formação e fortalecimento dos movimentos sociais. É preciso abrir a interlocução com atores políticos, Igrejas, sociedade civil, organizações não governamentais para a luta prolongada, rompendo com o imobilismo, a criminalização e burocratização da ação política e partidária.

Resgatando um pouco da história, o Partido dos Trabalhadores forma-se no entorno dos movimentos sociais e sindicais e dos reconhecidos núcleos de base, uma espécie de célula com grande capilaridade social e capacidade para articular o espaço partidário e militância. O Partido foi ganhando densidade e conexão com a sociedade e seus segmentos. Os núcleos de base tiveram fundamental relevância neste processo.

Compreendendo este protagonismo, o recém criado Núcleo Ocupe fortalece-se com a ação plural e heterogênea de jovens, mulheres, servidores(as) públicos, jornalistas, aposentados(as), comerciantes, representando a amplitude e diversidade dos muitos atores e segmentos da sociedade. Esta forma de articulação política pretende lançar o debate político na cidade, almejando formas renovadas e democráticas de intervenção partidária, assim como propondo a formação política para os coletivos. É imperativo que forças sociais e os movimentos empoderem-se com criatividade e altivez para o enfrentamento do autoritarismo, do mandonismo, do clientelismo e das desigualdades que flagelam o povo, propondo um projeto alternativo de cidade e país.

O ponto de partida do Núcleo Ocupe é a sede física do Partido dos Trabalhadores. Com organização e ação reflexiva, buscaremos os bairros, os movimentos sociais e as comunidades. A bandeira de luta é a resistência e a democracia, contra o imobilismo, a apatia e os medos. Com os olhos para o futuro, o Núcleo quer resgatar a história do Partido que é portador de um grande capital político no Brasil, recuperando a memória dos militantes históricos, das duas gestões municipais e da legislatura dos muitos vereadores na cidade, reescrevendo o modo petista de governar, legislar e intervir. Na esteia de um conjunto de ações, está a propositura de exposições, produção de material e documentário.

Fato que a primavera chegou com suas flores, esperanças e sonhos. O Núcleo Ocupe traz a intenção de um mundo melhor, uma cidade justa e plural. Estamos em um partido nascido da luta democrática e que se forja na caminhada dos oprimidos(as), dos trabalhadores(as). O Núcleo Ocupe reconhece as novas formas de organização e as transformações do fazer político. Todavia, quer preservar e sempre reavivar a transparência, a energia e a coragem para mudar e militar ao lado dos vulneráveis, dos castigados pela miséria, dos que têm fome, fome de justiça, fome de liberdade, fome de igualdade. Enfim, estaremos na luta nesta primavera e em muitas outras!

______

Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, assistente social

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima