Como surgiu o “mistério” da Santíssima Trindade?

Álvaro Vargas

 

A doutrina da Igreja Católica Romana estabeleceu, através do concílio eclesiástico de Niceia, em 325 d.C., a afirmação de que um único Deus se revela em três pessoas divinas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse conceito é contestado pelas igrejas reformadas e outras religiões monoteístas, como o Islamismo e o Judaísmo. A origem dessa concepção teológica surgiu nos primeiros séculos do Cristianismo, culminando com um embate entre dois partidos religiosos que não concordavam na forma de interpretar o caráter divino de Jesus. Ário (256 – 336 d.C.), presbítero da paróquia de Alexandria, advogava que somente o Pai era Deus eterno e que o Espírito Santo não era uma personalidade distinta e separada do Pai e do Filho, apenas uma essência de ambos. Nesse concílio, contando com o apoio do imperador Constantino, Ário foi vencido pelo seu oponente, Atanásio, no argumento de que Jesus e Deus eram a mesma pessoa, tendo sido os seus opositores declarados heréticos.

Esse conceito da trindade de Deus já existia em várias religiões. No Egito era composto por Hórus, Ísis e Osíris; na Grécia por Zeus, Maia e Hermes; na Índia por Brahma, Vishnu e Shiva e em Roma, por Júpiter, Juno e Minerva. Assim, durante a criação da Igreja Católica Romana, essa concepção com certeza influenciou os teólogos, além da interpretação literal de certas passagens bíblicas, como: “Eu e o Pai somos um” (João, 10: 30). Mas Jesus ao dizer essa frase, não estava anulando a sua identidade nem a de Deus. O Mestre apenas mencionou a sua perfeita sintonia com o Criador, e cumpria fielmente a Sua vontade. Mesmo eminentes teólogos do passado, como Cirilo e Agostinho de Hipona, encontraram dificuldades na compreensão da natureza espiritual de Jesus, divinizando-o, fornecendo elementos para a sustentação teológica equivocada que criou esse dogma. Jesus reiterada vezes se referiu a Deus, como um Pai bondoso e as suas limitações perante a divindade: “Passará o céu e a Terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai” (Mateus 24:35-37). Se Jesus fosse Deus encarnado, com certeza ele saberia o dia e a hora do seu retorno. O fato de ele ter mencionado que “Deus é amor” (1, João, 4:8), também não pode ser interpretado que o “amor” seja uma personalidade distinta do Pai e membro de uma trindade. O apóstolo Paulo deixou explícito o conceito de Deus, quando mencionou: “Para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo, e para quem vivemos” (I Coríntios, 8:6).

Na visão espírita, o principal equívoco que resultou na criação do conceito da Trindade divina foi não considerar a pré-existência da alma, e acreditar que necessitamos ser “salvos”. No intuito de explicar a origem das imperfeições humanas, criou-se a falsa premissa da “contaminação” pelo pecado original. Somos obras incompletas de Deus, rumo a perfeição. As iniquidades praticadas pela humanidade são consequências da inferioridade moral e do livre-arbítrio. Deus é imparcial com a sua criação e todos recebem as mesmas oportunidades evolutivas. A disparidade entre indivíduos, no aspecto socioeconômico, moral, intelectual, saúde mental e físico, está relacionado com o nível evolutivo alcançado individualmente por cada um de nós e o programa reencarnatório que assumimos. Fomos criados simples e ignorantes, e assim como o diamante bruto que necessita ser lapidado para brilhar, reencarnamos inúmeras vezes, de modo a evoluirmos intelecto-moralmente. Nas experiências terrenas, podemos conquistar novas virtudes ou estacionar, mas nunca regredimos. Estamos submetidos à lei de ação e reação, em que colhemos sempre os resultados de nossas ações. Jesus é o nosso irmão maior, espírito puro enviado por Deus como modelo a ser seguido, e os “prodígios” que realizou, foram consequências dos atributos que adquiriu, conforme nos esclareceu: “Vós podeis fazer o que realizo e muito mais” (João, 14:12).

_______

Álvaro Vargas, engenheiro agrônomo-Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

 

31 comentários em “Como surgiu o “mistério” da Santíssima Trindade?”

    1. Leandro Bastos Pinheiro

      Essa é uma verdade: há um só Deus, que junto com seu único filho – Jesus Cristo. forma com o Senhor Espírito Santo., a SUA Trindade Religiosa Mesmo.

  1. Jose Siqueira Nobre

    Aceito a existencia de Jesus, filho de Deus, e a existencia do
    Espirito Santo de Deus. Portanto Aceito Deus, que é um ser espiritual e Jesus que é seu filho.

  2. muito iformativa essa matéria, parabéns pela informação, exatamente como conta a história, acredito que Eterno e seu Espirito são o mesmo ser mas o filho nao é D-us apesar de ser o nosso salvador ele é o filho e veio fazer a votade do Pai. essa teoria de trindade foi decisão de seres humanos, assim como o Messias Judeu Yeshua foi romanizado e subistituido pelo Jesus católico romano! mas isso choca quem ainda não conhece a verdade sobre isso.

    1. O CRIADOR jamais faria algo imperfeito o homem sua maior criação é o ser mais perfeito que existe em salmos e no evangelho de João está escrito e falado por Jesus “sois deuses”ou seja somos quase como ele é jesus seu filho e o espirito da verdade que convense o homem que nessecita do filho para chegar até o pai de onde também viemos,tudo que foi escrito por católicos se resume em por humano adoração a qualquer tipo de imagem é crime contra o CRIADOR. Deturpada a lei para poderem se a apropriar daquilo que pertence a Deus sem os mandamentos não chegamos a Jesus que nos leva até os céus a verdadeira palavra não pode ser coberta porque ela é luz para os povos,Jesus é o caminho(o Cordeiro de exodo12)Jesus é a verdade(a lei de exodo20)Jesus é a Vida (A cruz)A imperfeição,as impurezas e tudo que o homem pratica é sua morte mais se aceitar o sacrifício da cruz ele pode se chegar ao CRIADOR e para se chegar ao CRIADOR precisa conhecê-lo através da sua lei e guardando os seus mandamentos.

      1. Matheus 1: 18
        Afirma que Maria achou se grávida pelo espírito santo, a doutrina da trindade diz que existe três pessoas pai, filho espírito santo; sendo o espírito santo a terceira pessoa e o pai a primeira. Se nós aceitar nos isso, temos que aceitar que em se tratando das supostas pessoas na divindade, Jesus teria não só um pai mas dois. Pois de quem a mulher engravida esse é o pai. Mas o dogma trindade afirma que o pai difere do espírito santo, de Maria engravidou. Logo o espírito santo não pode ser nada mais que o agir de Deus em nossas vidas, como foi na vida de Maria, de Jesus e de todos os profetas.

  3. Paulo Sérgio da Silva

    Concordo que o Deus paí é um ser maior do o deus filho (jesus) e o espírito santo é o poder que o Deus paí usa para ajudar em tudo que não conseguimos fazer ou compreender ,a bíblia nos mostra isso e que as teorias só existe para confundir a humanidade.

    1. Raimundo Pinheiro de Araujo

      católica não é uma religião, é uma tradição errada que foi passada de pais pra filhos , ensinamento errados da Santa Bíblia, aí pronto, se instalou isso aí

  4. Irmãos todos sabem que o pior cego é aquele que não quer enchergar… O filho de D’us deixou bem claro ser o filho enviado pelo pai com poder e autoridade mas nunca deixou de explicar que toda adoração e todo o crédito é do pai… E sobre o espírito santo que muitos falam ser uma pessoa distinta… Todos nós sabemos que D’us é espírito então quando falado D’us ou espírito de D’us a referência é a mesma !!! Nunca houve outro ser,,, chamado de espírito santo … Exemplo quando ele fala derramarei do meu espírito sabemos que ele faz referência a sua força ativa em suas emanações … Até porque contrária toda a lógica de um ser que é espírito ,,,Ter um espírito vc não acha??? E como disse O apóstolo Paulo ( e por tanto há um só D’us ) e um só mediador entre D’us e os homens a saber yeshua homen .

    1. Perfeito o entendimento!! Raciocínio lógico e conforme as Escrituras. O difícil não é fazer as pessoas aceitarem a VERDADE, mas desacreditar das MENTIRAS incutidas em suas mentes! Que DEUS nos capacite diariamente na mas pura VERDADE!!

      1. Existem 3 verdades: a minha , a sua e a de Jeová , o unico Deus verdadeiro. No final , gostemos ou não é a dele que vai valer!! Logo é melhor parar pra ler a biblia com extrema atenção, sem preconceitos ,pedindo a ele que permita que se encontre a verdade ,e ai sim chegar nesse denominador comum. Temos o defeito de achar que o mundo começou quando nascemos , e esquecemos de ir buscar informações sobre a origem de certas doutrinas. A trindade por exemplo é uma doutrina muito mais antiga que os tempos de cristo.

    1. Procura uma Testemunha de Jeová. Ela vai te mostrar na bíblia os textos que mostram que a trindade não é um ensinamento bíblico. Para isso você pode acessar o site JW.org e solicitar uma visita no dia que desejar.

      1. Quem É pai de Jesus?
        De kem a mulher concebe, este é o pai, CERTO?
        Veja: Mt. 1:20.
        Deus é Espírito, ñ é espirito maligno, É Santo, portanto, Ele É Espírito Santo.
        Portanto, Espírito Santo, é a qualidade do ESPÍRITO DE DEUS.
        A Bíblia diz q somos a imagem de Deus, ok?
        EU SOU TENHO ESPÍRITO, EM RELAÇÃO A DEUS, SOU FILHO É RELAÇÃO AO MEU PAI BIOLÓGICO, E SOU PAI EM RELAÇÃO AOS MEUS FILHO, contudo isso não me faz ser três pessoas em um só Gutemberg, não é mesmo?

  5. Também aprendi sobre a trindade, quando criança. Mas ao estudar a Bíblia,vi que não há esse ensino. Consegui ler a Bíblia toda em um ano e lá não encontrei a palavra Trindade,. Ao aprender a Verdade nós nos libertamos de ensinos falsos.Deus é o Pai, Jesus é o Filho e o espírito santo é a força ativa de Deus, portanto não é uma pessoa.

    1. Perdão. MARIA!
      Espírito Santo É A QUALIDADE DO ESPÍRITO DE DEUS.
      Deus É um, vc’s sai de um e cai no outro?
      Uns dizem q Deus é 3, assim vc’s dizem q é dois.
      As Escrituras diz q Jeová, É UM, e fora d’Ele não há Deus.

  6. Deus é assim!
    Is. 42:8 SENHOR, O nome de Deus;
    JESUS, O Filho;
    CRISTO, A Unção, É O Espírito Santo.
    Portanto; Senhor, Pai, Deus sobre nós.
    Filho, Deus conosco.
    Espírito Santo, Deus em nós.
    Quando Filipe disse a Jesus, “Mostra-nos O Pai, é o q nos basta”!
    João 14:9 Disse-lhe Jesus: Estou (Pronome pessoal) há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

  7. Só existe um Todo-Poderoso, YHWH. Ele é Echad (Um). É contraditório, na verdade, é mais q isso, é MPOSSÍVEL existirem dois ou mais seres Todo-Poderosos. A doutrina da trindade crê em três pessoas divinas, co-iguais: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; crê q as três pessoas são onipotentes, onicientes, onipresentes… Como assim co-iguais?!
    Uma dessas pessoas não pode ser maior q a outra? Se não pode, como dizer que pode tudo, q é onipotente? Não creio numa terceira pessoa divina. Creio no Pai, O CABEÇA do Mashiach (Cristo), o apostolo Paulo escreveu isso em 1 Coríntios 11:3. O Pai sim, é o Altíssimo, ninguém tem mais autoridade que Ele, ou mesmo igual autoridade, pois, repito, só é possível um ser Todo-Poderoso. Se Yeshua (Jesus) não pode ser maior q o Abba (Pai), então Ele não é Todo-Poderoso. O Messias disse: “… o Pai é maior do que Eu.” (João 14:28 [final do verso]). Também foram palavras do próprio Yeshua (Jesus): “E a vida eterna é esta: que te conheçam A TI, O ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste (João 17:3). Poderia citar aqui vários versículos bíblicos que comprovam que o Pai, é sim o Altíssimo, e não há outro ser superior ou mesmo igual a Ele, o El-Shaday (Todo-Poderoso). O Filho é o El-Guibor (Elohim Forte).
    Shalom LeKulam (Paz Para Todos).

  8. O DOGUIMA DA TRINDADE E UMA MENTIRA QUE A ICAR INVENTOUO NO INICIO DE NOSSA ERA MAS OS REFORMADORES REFORMARAM EMPARTE ( 001–É Simples, Existe Um Só YAUH (Deus)… Depois é que vem a confusão…
    1) Se YAUH (Deus) são três Pessoas. Porque YAUH (Deus) não disse: “… diante de NÓS”?
    “Então falou YAUH ( Deus) todas estas palavras: Eu sou o YAUH (Senhor teu Deus), que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de MIM.” Êxodo 20:1-3. Pergunta para Reflexão: Qual o significado de “MIM”?

    1. Se o espírito santo é a terceira pessoa da trindade ande fica seu trono na nova terra em que habitaremos?
      Ap. 22: 1-5
      O espírito santo é o próprio e único DEUS , João 4: 22-24

  9. Evangelho de São João cap 1:

    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.”

    João 14:8-10

    “Disse lhe Filipe: Senhor mostra nos o Pai e isso nos basta. Disse lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me viu, viu o Pai ou não crês que estou no Pai e o Pai estás em mim? Vede minhas obras e creiais pelo menos por isso.”

    A Bíblia diz em várias passagens que Jesus era Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima