Violência (III) Contra a Mulher 1

A violência contra a mulher se manifesta de várias formas e em diferentes graus. São tantos os tipos que não esgotaríamos hoje, mas a título de exemplo aí vão algumas:

  1. a) violência de gênero: manifesta relação de poder culturalmente desigual entre homens e mulheres, onde o homem domina, subjuga, subordina a mulher. Pode causar morte, sofrimento físico, sexual ou psicológico;
  2. b) violência intrafamiliar: compõe-se de toda ação ou omissão que cause dano à integridade física, psicológica ou ao direito de pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ocorrer dentro ou fora de casa e está relacionada ao que se constrói e efetua por meio dela;
  3. c) violência doméstica: distingue-se da intrafamiliar por incluir membros de fora da família que convivem no mesmo espaço (empregados, agregados). Geralmente praticada por membro da família, inclui abuso físico, sexual, psicológico, abandono, negligência no trato, etc.
  4. d) violência física: é preciso que haja relação de poder, dominante/dominado para haver a tentativa ou dano por meio de força física ou usando aparato ou arma que provoque (ou não) lesões externas, internas ou ambas. Castigos repetidos também são considerados violência física (ainda que não severos). A violência física pode ser manifesta de inúmeras formas: tapas, empurrões, socos, mordidas, chutes, queimaduras, cortes, etc.

___

“Cada pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas”.(Sigmund Freud)

 ___

Porque algumas pessoas assumem posturas antagônicas? Por exemplo, a pessoa se diz vegetariana, aí a noite não é mais, e no dia seguinte se arrepende e volta a se dizer vegetariana? Ou já tendo desistido da ideia, ao estar com amigos vegetarianos se diz também vegetariana? Ouvi dizer que infinitas possibilidades podem causar angústia; poder ser várias coisas ao mesmo tempo dificulta tomar um único rumo na vida.

André.

 

Da forma como pergunta dá a entender que a pessoa esteja sendo oportunista ou apresente algum quadro patológico, ou coisa do tipo. No entanto é própria do homem a mudança de opinião, sempre se levando em conta o contexto e a circunstância do ocorrido.

A pessoa também pode estar em conflito ao assumir uma posição e enfrentando dificuldades em se manter fiel aos seus princípios. Assim abandona suas metas se arrependendo no dia seguinte.

Adotar posturas em sintonia com um grupo para ser aceito é comum, mesmo não retratando os ideais da pessoa. Claro que isso diz respeito à vida mental dela, mas sou muito reticente a rótulos. O desejo de ser amado é constituinte da vida humana, mas nem todos estão preparados para enfrentar um grupo que, não vendo sua identificação básica no outro, reagirá por sentir uma ameaça ao narcisismo grupal.

As múltiplas opções da era globalizada geram muita angústia e estresse. A única certeza que se tem ao escolher uma coisa é que se perdem todas as outras.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima