Democracia e lealdade nas eleições da OAB

Leonardo Marianno 

 

Como é sabido de todos os advogados e de algumas pessoas alheias à profissão, no dia 25 de novembro, próximo, teremos eleições diretas para a Ordem dos Advogados do Brasil seção de São Paulo, bem como em nossa amada Noiva da Colina, para a 8ª subseção de Piracicaba.

Quando o tema é eleição, seja na esfera governamental ou de entidade de classe, como no caso, fazem-se necessárias várias características aos postulantes do cargo, entretanto, duas são basilares a tais candidatos, quais sejam, que sejam adeptos da democracia e lealdade.

A primeira, como corolário óbvio do sentido de sociedade, a segunda como adjetivo óbvio do bom caráter. Infelizmente, nessas eleições, não é o que temos visto, diante de rompantes de pessoas que no início da pré-campanha compuseram chapa e juraram fidelidade, bem como de outras que externaram seu apoio e depois se bandearam com terceiros, formando nova chapa.

Importante deixar claro, que não basta ao advogado somente se mostrar candidato, é preciso ter também capacidade moral e ética para almejar e concorrer a cargos tão importantes.

A OAB, em geral, precisa de advogados de verdade e sem mácula, que militem pela classe e não busquem vitrine para se locupletar ilicitamente da imagem/cargo, por isso me pré-candidatei, por isso apoiamos o pré-candidato Mário de Oliveira Filho à presidência da Seccional de São Paulo!

Reafirmo! Como pré-candidato, quero realmente uma mudança efetiva, e não sindicalizar nossa entidade de classe, bem como para posteriormente usar a ordem de trampolim ou “palanque” político. Basta!

Em tempo: é preciso também trazer à baila a seguinte questão: quem é capaz de trair um colega advogado, é capaz de trair a todos?

Deixo a presente indagação com os nobres causídicos, bem como peço que tenham clareza para realmente buscarem uma mudança efetiva na nossa OAB.

Por derradeiro, deixo claro que em nenhum momento retirei minha pré-candidatura ou me aliei a outra candidata, pelo contrário, seguimos fortes e coesos e agora cercados de aliados de verdade.

_______

Leonardo Marianno, advogado, sócio de Marianno & Benitez Advogados, pré-candidato às eleições da 8ª SubSeção da OAB de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima