Subir na vida

Francys Almeida

 

A Educação é a melhor opção para quem não nasceu rico e quer mudar de vida, além de abrir janelas de conhecimento, abre portas no mercado de trabalho, ao menos deveria ser assim.

No entanto, sem a distribuição de renda, onde 50% do patrimônio está nas mãos de 1 % da população, impede o desenvolvimento e prova que não haverá muita mudança social, uma pesquisa do Pnad/IBGE, mostra que os brasileiros mais pobres aumentaram em 27% o tempo na escola, ou seja, se capacitaram e buscaram ainda mais estudar, no entanto a renda no trabalho diminuiu 26,2%.

Em outras palavras, engenheiro virou Uber. Com todo respeito aos motoristas de aplicativo, pessoas formadas e capacitadas, não obtém espaço no mercado atual.

Já os mais ricos na pirâmide brasileira, passaram 8,8% a mais na escola e sua renda subiu 4,6% proporcionalmente. A realidade que apesar de estudarem mais, se esforçarem mais, a renda dos mais pobres caiu e dos mais ricos subiu.

Não sei se há dados mais duros que esses, que apresentam as injustiças sociais brasileiras. É avassalador ter formação superior e não conseguir realizar o sonho no eterno “país do futuro”, ao que parece voltamos ao passado de segregação e violência, o Brasil será feliz novamente?

_____

Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, militante partidário (PCdoB) em Piracicaba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima