Caldeirão Político

SEDEMA
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem a sigla Sedema e não Sema — que é Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento — publicada erradamente por este Capiau, ontem, com foto sobre o lixo nas margens do Rio Piracicaba. Registrado, com o sempre sincero, e não protocolar, pedido de desculpas.

 

PARABÉNS
Aos integrantes da Polícia Civil do Estado de São Paulo, cujo dia foi comemorado ontem (30), nossos parabéns. Mas estão frustrados os policiais civis, porque lhes faltam condições dignas de trabalho para prestar um serviço melhor à população paulista. Essas providências, muito longe de favores, são deveres e obrigações do governador do Estado em prol da segurança pública do cidadão. O atual presidente da Adpesp é o delegado de Polícia Gustavo Mesquita Galvão Bueno, através do qual saudamos a todos profissionais da área.

 

POLARIZAÇÃO — I
A audiência pública, terça (28), na Câmara, para falar sobre os diversos problemas enfrentados pelos moradores do Campestre, marcou uma polarização já comum no Legislativo piracicabano. A turma do “passado” e a turma do “presente”. Enquanto os primeiros falam que “faltou planejamento” e, por isso, a cidade hoje sofre com situação de falta de água, entre outros, a argumentação do segundo grupo é que “precisa ver o que pode ser feito a partir de agora, não adianta focar no que passou”.

 

POLARIZAÇÃO — II
Na terça (28), o presidente do Semae, Maurício Oliveira, foi bastante enfático em defender a turma do passado. “Nós temos que olhar o passado, sim, porque ele reflete no presente”, disse, num tom bastante duro, ao usar a figura de linguagem, “porque agora somos nós que temos que descascar esse abacaxi”, disse.

 

POLARIZAÇÃO — III
Mais polido, o secretário municipal de Obras, Paulo Ferreira, também endossou o coro da turma do “passado”. “Só queria dizer que o problema que nós estamos enfrentando hoje aqui começou há 20 anos, quando começaram a ser aprovados vários loteamentos sem pedir qualquer contrapartida de benefício ao bairro, agora vemos o resultado”, disse.

 

POLARIZAÇÃO — IV
Morador do condomínio Quinta de Santa Helena e assessor do vereador Pedro Kawai (PSDB), o professor Marcelo Bongagna é da turma do presente. “Não adianta ficarmos apenas o que deixou de ser feito, mas pensar no que pode ser feito a partir de agora”, disse, ao pedir maior envolvimento dos deputados estaduais nestes problemas.

 

POLARIZAÇÃO — V
Tentando colocar panos quentes na situação, que visivelmente gerou um certo mau estar entre os participantes e espectadores do evento, a vereadora Ana Pavão (PL) reconheceu que “é importante lembrar o passado”, mas “o que queremos dizer é que, a partir de agora, nós estamos aqui para fazer as coisas acontecerem”, disse, em defesa de Bongagna.

 

POLARIZAÇÃO — VI
Polarização é o terreno mais fértil para disputas políticas. É sempre mais fácil dizer que um é bom e outro é mau. Mas, na realidade, não é bem assim. Os problemas urbanísticos enfrentados pela cidade atualmente são resultados das administrações passadas, três de Barjas Negri e uma do Gabriel Ferrato? Sim, sem dúvida. Nesse período, a cidade cresceu e — na opinião deste idoso e cansado Capiau, sem doutorado na Unicamp — de maneira desordenada.

 

POLARIZAÇÃO — VII
Mas o crescimento — que, depois se mostrou desordenado — teve muitos apoios. E já que estamos falando de passado e presente, vale refrescar a memória. Em 2005, primeiro ano da primeira gestão de Barjas, havia um texto do Plano Diretor, deixado por José Machado (PT), mas que foi revisto e remodelado, em vistas de novos investimentos na cidade.

 

POLARIZAÇÃO — VIII
Este Capiau se recorda, e muito bem, do então secretário municipal de Indústria e Comércio — a pasta ainda não era de “Desenvolvimento Econômico” — dizendo a seguinte frase: “Este Plano Diretor trava a cidade para o crescimento, isso precisa ser mudado”, disse. Quem tem memória, lembra que a pasta estava sob a gestão de Luciano Almeida, hoje prefeito e no Democratas.

 

POLARIZAÇÃO — IX
A conclusão deste idoso Capiau, muito cansado mesmo— de ver tudo isso —, é a de que não adianta discutir passado ou presente, se não estiver em pauta o modelo de gestão. Pelo histórico de Barjas e Almeida, eles são mais parecidos na maneira como olham a atuação do poder público do que diferentes quanto à distância entre seus governos iniciais. Se não discutir modelo de administração pública, não haverá futuro.

 

CONSULTA — I
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), disponibiliza, desde ontem (30), a consulta pública referente à concorrência para concessão do serviço de transporte público coletivo urbano e rural de passageiros por ônibus e do transporte especial Elevar. Podem participar dessa etapa todos os munícipes que se interessarem pelo assunto, sendo pessoa física ou jurídica. A consulta pública ficará disponível para a população por 30 dias.

 

CONSULTA — II
“Chegamos a um momento muito importante porque a população vai poder contribuir com sugestões no que julga ser necessário para melhorar o transporte coletivo do município. Por isso não perca essa oportunidade. A partir disso vamos consolidar o edital a partir do qual será feita a licitação”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

 

INIMIGOS — I
A presidenta da Apeoesp, deputada estadual Professora Bebel (PT), classifica de “absurdo e inadmissível” o encontro promovido pela Secretaria Estadual de Educação, em Serra Negra, com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, entre diretores e coordenadores de escolas! “Ainda morrem 500 pessoas contaminadas pela Covid-19, diariamente, no Brasil e o governo João Doria reúne 4 mil pessoas em local fechado durante três dias, sem seguir protocolo sanitário de prevenção. E isso pra quê?”

 

INIMIGOS — II
“Para o secretário da Educação, Rossieli Soares, promover o velho “novo” ensino médio e outros programas excludentes e eleitoreiros como o PEI, coagindo diretores e diretoras que se opõem a essas políticas. Tal postura irresponsável deste desgoverno estadual não pode ficar impune. Imagens da aglomeração foram anexadas à representação que fizemos junto ao Ministério Público”, diz nota publicada pela Professora Bebel em suas redes sociais.

 

INIMIGOS — III
A aglomeração de educadores em Serra Negra foi denunciada pela EPTV Campinas, que questionou, ao vivo, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, dos motivos pelos quais o evento não foi realizado online? O secretário tentou alegar que não havia aglomeração, apesar das imagens. Porém, acabou concordando que realmente havia a necessidade de promover o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima