Meio Ambiente lança cartilha de arborização urbana e faz plantio de 500 mudas

Atividades aconteceram ao longo da semana para celebrar o Dia da Árvore – foto: Pedro Gil

Plantio de mudas de árvores como ipês branco e amarelo e de espécies nativas em pontos da cidade e em área de preservação permanente; apresentação do espaço árvore, projeto piloto de floresta urbana, educação ambiental e lançamento da cartilha de arborização urbana, com orientações para o plantio adequado de mudas foram as ações realizadas na última semana pela Coordenadoria do Meio Ambiente para comemorar a semana do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro .

No dia 21, em ação realizada em conjunto com a Coordenadoria de Cultura, foram plantados, em frente ao Museu Gustavo Teixeira, 7 ipês brancos, que ganharam também placas com versos do poema “Na Várzea”, de Gustavo Teixeira, com referências ao ipê.

No dia 22, o plantio de 25 árvores na avenida Sebastião Caboto Carreta, ao lado do lago do Novo Horizonte, marcou o início do projeto piloto de “floresta urbana”. A proposta é que o local, que já tem árvores de espécies diversas do outro lado da rua em breve ganhe um ‘túnel’ com o encontro das árvores plantadas dos dois lados da via, ao longo de um trecho de 200 metros.

A iniciativa atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a expectativa é ampliar o projeto para outras áreas urbanas de São Pedro.

Como destaca o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosquero Júnior, as espécies escolhidas para ocupar a calçada possuem porte adequado para não interferirem na rede elétrica adjacente e os ‘berços’ respeitam as dimensões propostas pelo “Espaço Árvore”, que estabelece medidas consideradas ideais para o desenvolvimento da planta.

No dia 23, a ação aconteceu em escolas da rede municipal. Foram plantados, com auxílio dos alunos, 10 ipés amarelos, flor símbolo do Brasil desde 1961. “Ao programar esta atividade, pensamos em levar a experiência do contato com a terra e a consciência da importância das nossas árvores aos alunos”, disse o coordenador.

Na sexta-feira, o plantio foi na calçada do Tiro de Guerra. Foram 15 árvores de diversas espécies. Outra atividade deste dia foi o lançamento do Guia Prático de Arborização Urbana, material elaborado pela equipe técnica da Coordenadoria com orientações passo a passo para o plantio adequado de mudas. O material pode ser acessado em www.saopedro.sp.gov.br

Para encerrar as atividades, para o sábado, 25, está previsto, das 8h às 11h, o plantio de 400 mudas em uma Área de Preservação Permanente no Hotel Fazenda Cachoeira da Furna.

“Toda equipe da Coordenadoria se empenhou muito nestas atividades. Os plantios são marcos importantes na educação ambiental e também têm um efeito prático, já que ao longo da semana nossa cidade ganhou aproximadamente 500 mudas plantadas”, destacou o coordenador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima