Caldeirão Político

CENA — I
Desde quinta-feira à noite, antes do início da 33ª reunião ordinária da Câmara, o empurra-empurra entre o servidor público Walter Koch, do Movimento de Combate à Corrupção, e o vereador Fabrício Polezi (Patriota), e que também representa o Movimento Direita Piracicaba, está dominando as rodas políticas. Idoso e cansado, o Capiau sabe, como em um jogo de futebol, cada um vai tentar dizer que estava com a razão.

 

CENA — II
No dia seguinte à confusão, Polezi deu suas justificativas, dizendo que encostou em Koch porque a passarela entre o estacionamento da Câmara e a porta de acesso ao prédio principal é “estreita”. Usando um protetor cervical — dando a entender que o empurrão teria deixado sequelas — acusou, nas redes sociais, Koch pelo ato, afirmando que “seguem alguns esclarecimentos para aqueles que ainda estão em dúvida sobre como armaram para mim”.

 

CENA — III
Koch, também em sua rede social, explicou que estava no meio de uma live ao vivo defendendo o uso da tribuna popular. Ele acrescenta que estava focado na live e diz: “Analise o vídeo pausadamente e veja que tem muito espaço à esquerda do vereador, mas, na intenção de me agredir, vai na minha direção. Note também que o assessor, premeditadamente, se posiciona de frente para mim, no intuito de me atacar.”

 

CENA — IV
No VAR ficou claro: quem empurrou primeiro foi o vereador Polezi, desafeto de Walter Koch. No vídeo gravado pela equipe do Sindicato dos Municipais — que, no momento da confusão, fazia protesto pela derrubada de pareceres contrários a projetos que beneficiam os servidores –, é possível ver Polezi dando um empurrão de ombro em Koch, que reage empurrando-o pelas costas e, na sequência, o assessor Paulo Penteado dá um soco em Koch.

 

CENA — V
Na reunião ordinária, logo após o ocorrido, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) puxou o coro em defesa do colega, mas assim que o vídeo da agressão iniciada por Polezi começou a viralizar, o ímpeto da defesa entre os colegas diminuiu, ao ponto de que ninguém mais tocou no assunto ao longo dos trabalhos legislativos. Jogador amador de futebol, Polezi tentou ganhar, assim como os argentinos, na catimba, mas perdeu para o VAR.

 

CENA — VI
O assunto ganhou tanta relevância que virou até matéria na EPTV e, nos bastidores, ficam as várias perguntas: Polezi tentou armar a confusão? Não sabia que estava sendo filmado? Por que o assessor, Paulo Penteado, estava aguardando o tranco do vereador e, já na sequência, agrediu Walter Koch? São perguntas que o VAR ainda não respondeu.

 

CENA — VII
Parece mesmo que a política piracicabana vive seus dias de Asa Branca, em O Bem-Amado. Deixando de lado o diálogo político e a cordialidade, os ânimos andam cada vez mais exaltados. Sobram gritos, ofensas, ameaças e até empurra-empurra em certas praças, como na Câmara Municipal – palco, nos últimos dias, de novelescas querelas envolvendo nobres edis, alguns assessores e populares.

 

CENA — VIII
Este Capiau, já idoso e bem cansado, entende que ser “vitrine” é uma arte que aqueles que já foram “pedras” agora precisam aprender. Contestações, oposição, cobranças e mesmo lamentáveis ofensas contra figuras públicas do mundo político precisam ser resolvidas de maneira republicana – e não por meio de ameaças de revide e intimidação de qualquer tipo. Política é a arte do debate. Fora disso, é a barbárie, a incivilidade. Será que a nosso respeitável prefeito está feliz com certas posturas de representantes de sua base parlamentar?

 

CENA— IX
Chegou ainda a este Capiau, que não está acreditando nessas fofocas que trouxeram a ele, que o imbróglio nababesco seguiu saguão da Câmara adentro – com o referido assessor estimulando o nobre vereador Polezzi a voltar para uma briga com o manifestante do lado de fora. Por sorte, dizem as boas línguas, foram impedidos pelos demais vereadores que ali estavam. Deve ser exagero, não? Será possível que a política na cidade chegou a tão baixo nível? Este Capiau está mais para acreditar do que para duvidar.

 

SERVIDORES
Na opinião de Carlos Calcinha, os servidores escolares, tais como secretários, escriturários, orientadores de alunos, auxiliares de Ação Educativa, monitores de CEC, merendeiros, serviços gerais e zeladores, deveriam ser beneficiados com um mecanismo de majoração salarial, recesso escolar integral e gratificação de final de ano, devido a, sobretudo, trabalharem na mesma natureza de ambiente e em mesma finalidade que professores, coordenadores, diretores, e, concomitantemente, executarem o seu labor com carinho, qualidade, primazia, zelo e com amor à população. Recado dado.

 

ESTRANHO?
Para os companheiros do próprio PDT, causa estranheza a presença de Carolina Angeleli, esquerdista e apoiadora da deputada estadual Professora Bebel, publicar, em seu perfil do Facebook, a aproximação com Edvaldo Brito, defensor da direita. A jovem militante explicou a este Capiau que é um trabalho em favor da Caphiv, e também saiu em foto-legenda nesta coluna, ontem.

 

SAÚDE
Após reivindicação do vice-presidente do PCdoB local, Francys Almeida, a Prefeitura de Piracicaba respondeu ao requerimento do vereador Paraná comprometendo-se em construir, na região do Bongue, um posto de saúde. A deputada professora Bebel fez requerimentos no mesmo sentido, “Quero agradecer ao vereador Paraná e seu gabinete, assim como à deputada Professora Bebel”. Afinal de contas, desde 2017, “lutamos por esse direito dos moradores do Bongue e região, e espero que se realize o quanto antes”, destaca Francys.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima