Covid-19: Águas participa de mapeamento com apoio do Instituto Butantan

Além de Águas e Piracicaba, as cidades de São Pedro, Rio Claro, Cordeirópolis e Pirassununga também participam do mapeamento

A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro já realiza deste segunda-feira (20) o envio de exames e testes de covid-19 coletados na estância para mapeamento e sequenciamento de possíveis variantes da doença. Todo material coletado está sendo levado para o Lab Móvel, um container itinerante montado em Piracicaba com sob a tutela do Instituto Butantan.

Além de mapear e sequenciar possíveis variáveis do vírus, o Lab Móvel também acelera o processo de testagem na região. O prefeito João Victor Barboza (Cidadania) disse que este é um passo importante no combate à pandemia.

“Águas tem se portado de forma cautelosa e adotado regras rígidas de combate ao vírus. O envio desses exames para o Lab Móvel é um ganho enorme para a região, que segue avançando com a vacina para seus moradores. No que depender da gente, toda contribuição será dada”, argumentou o chefe do Executivo.

Além de Águas de São Pedro e Piracicaba, as cidades de São Pedro, Rio Claro, Cordeirópolis e Pirassununga também participam do mapeamento, como envio de amostras coletadas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhadas ao laboratório itinerante.

O Lab Móvel permite resultados rápidos e que levam no máximo 24 horas a partir do momento em que as amostram chegam ao container. Em seguida, inicia-se o sequenciamento, que pode durar de três a seis dias. Atualmente todo o processo entre a testagem de amostras e o sequenciamento de variantes pode durar de dez a 12 dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima