Pedro Kawai
Como sempre digo, planejar é a melhor maneira de se obter sucesso em qualquer que seja a ação que iremos realizar. Todos os anos venho afirmando que as entidades sociais de nossa cidade precisam de ajuda, e nós podemos ajudar se nos organizarmos e nos prepararmos antecipadamente, e esse é o objetivo deste artigo, chamar atenção, especialmente das empresas, para a importância de se criar a cultura de doar parte do imposto de renda devido para os fundos municipais da Criança e do Adolescente (FUMDECA) e do Idoso, o qual, passou a receber recursos este ano.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entre janeiro e abril deste ano, período da declaração do Imposto de Renda 2021, ano base 2020, foram arrecadados R$ 355.931,83 para o Fumdeca, e R$ 161.839,00 ao Fundo do Idoso. Mas os valores poderão ser ainda maiores, à medida que algumas declarações com inconsistências retornem habilitadas à Receita Federal. Mesmo assim, a notícia é alentadora, porque significa a viabilização de projetos sociais desenvolvidos pelo Terceiro Setor.
A ameaça de não se ter mais o Engenho Central como o grande espaço para a realização da Festa das Nações, caso o projeto de centralizar a cultura e ocupar seus barracões (o que inviabilizaria o trabalho das entidades, nos moldes como tem sido realizado por quase quatro décadas) se concretize, impõe uma mudança de rumo para as entidades assistenciais de Piracicaba, as quais deixarão de ter a mais importante fonte de receita, capaz de mantê-las por seis meses ou mais. A doação de 1% por pessoa jurídica para cada um dos fundos e de até 3% para pessoas fisicas, também para cada um dos fundos, pode ser um feixe de luz, uma esperança.
A doação de uma pequena fração do Imposto de Renda pode fazer uma grande diferença na vida de pessoas que já não podem mais depender do amparo do Poder Público. Entidades contempladas este ano, como a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (AFASCOM), a Associação Síndrome de Down de Piracicaba, a Casa do Amor Fraterno, a Associação Atlética Educando pelo Esporte, o Oratório São Mário, o Centro de Reabilitação de Piracicaba, a Associação de pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba, e a Fundação Jaime Pereira tiveram projetos aprovados e portanto foram autorizadas a captar os recursos provenientes da generosidade e do espírito público de pessoas e empresas que compreendem a necessidade de preencher as lacunas deixadas pela administração em nossa cidade seja por falta de recursos ou pela ausência de locais ou colaboradores.
Mas, além das crianças e adolescentes, há os idosos que, ano passado, passaram a ser incluídos como beneficiários. Nossos idosos, tão vulneráveis, assistidos, em sua maioria, por organizações do terceiro setor e empresas que assumem uma obrigação constitucional que é dos governos municipal, estadual e federal. Esses cidadãos de cabelos prateados, que têm muito a nos ensinar, merecem a nossa ajuda para viver com dignidade o tempo que lhes resta.
Por isso, a necessidade, especialmente dos setores contábeis das empresas de Piracicaba, incluírem em seus planejamentos, a destinação de parte do imposto devido a esses fundos municipais, para que esses recursos fiquem em Piracicaba e ajudem a viabilizar projetos ligados à saúde, ao esporte, à educação, à reinserção social e ao meio ambiente.
A doação é uma demonstração pública de generosidade, empatia, desprendimento e amor ao próximo. Doar sangue, doar alimentos, doar agasalhos e, acima de tudo, doar esperança de uma vida melhor são prerrogativas inimagináveis.
_____
Pedro Kawai, vereador em Piracicaba pelo PSDB