Piracicaba integra 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza

Dia Mundial pela Limpeza acontece pela segunda vez em Piracicaba – Foto: Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), articula as ações da 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza, comemorado no mundo todo em 18/09. Universidades, grupos da sociedade civil e grupos de pessoas, de forma voluntária, realizam várias iniciativas em Piracicaba desde o dia 13/09. As ações são uma parceria com o Pira No Plogging e prosseguem até o dia 24/09.
Devido à pandemia e seguindo os protocolos sanitários, o Dia Mundial da Limpeza no Brasil continuará com a proposta Cada um no seu Quadrado, incentivando ações individualizadas dentro das residências ou então pequenos grupos de até cinco pessoas, em seu quarteirão ou seu bairro, se organizando em ações de limpeza ambiental, virtual, mental e solidária. Não estão sendo incentivados mutirões que de alguma forma, promovam a aglomeração de pessoas.
“É a segunda vez que Piracicaba integra o Dia Mundial pela Limpeza. São iniciativas que estão em conformidade com os pilares da Administração atual. Já realizamos algumas ações de limpeza este ano e queremos que este dia seja ainda mais especial, com todos os protocolos de segurança respeitados”, reforça o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.
A Sedema iniciou a mobilização pela limpeza no dia 15/09 e até o dia 24/09 fará a reestruturação e reorganização espacial do Gabinete, com a mobilização dos servidores na reestruturação do layout do espaço ocupado pelos funcionários no 9º andar do Centro Cívico, a fim de otimizar os serviços, a acessibilidade e deixar o ambiente visualmente mais agradável e funcional.
A Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) também está mobilizando os colaboradores. As atividades começaram no dia 13/09 e seguem até 17/09, com a ação de combate ao mosquito Aedes aegypt na universidade. Os funcionários que atuam como agentes de combate ao mosquito estão realizando a limpeza do entorno e retirada de possíveis criadouros.
PARTICIPE 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de suas redes sociais, incluindo a Sedema e o NEA (Núcleo de Educação Ambiental), e as instituições parceiras publicarão postagens com dicas sobre como cada um poderá participar do Dia Mundial da Limpeza, sobre os serviços disponíveis no município para que todos possam, de alguma forma, a partir desse dia simbólico, adotar como rotina diária ou semanal práticas de organização, limpeza digital, limpeza mental, limpeza solidária e limpeza ambiental.
Também serão divulgadas hashtags para que as pessoas possam marcar as postagens, realizando suas ações individuais ou em grupos. Todos que realizarem alguma ação serão estimulados a se cadastrar como no site www.limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/ como voluntários e também registrar suas ações para que, assim, Piracicaba possa entrar para o relatório das ações realizadas no Brasil. Em Piracicaba, use a hastag #eusoumaispiranalimpeza
“Não podemos promover aglomerações, mas apesar dessa limitação, podemos agir no nosso quadrado e refletir que não precisamos de datas especiais nem de grandes eventos para que façamos ações com esse fim. A pandemia veio nos mostrar que não precisamos de muito para viver bem. E prática do plogging ajuda a realizarmos atividades físicas, nos proporcionando saúde física e mental”, conta Maura Simões, coordenadora do movimento em Piracicaba.
HISTÓRIA

No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e a Teoria Verde. O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, o World Cleanup Day. une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia.
O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude de ‘vamos fazer isso’ reuniram 50 mil pessoas naquele dia, 11 anos depois, em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza e nasceu um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo que de outra forma nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo.
PIRA NO PLOGGING

Atividade para coleta de resíduos em escolas (grupos de até 5 pessoas) e ação de voluntários. O “plogging” surgiu na Suécia como uma modalidade de corrida sustentável. Organizado pela primeira vez em 2016, o plogging combina o jogging, termo em inglês para “corrida leve”, o resultado é um exercício que mistura esporte com coleta de lixo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima