Crea-SP alerta: falta de engenheiros capacitados

“A previsão é de que, até 2030, o Brasil enfrente a falta de um milhão de profissionais capacitados nas áreas tecnológicas”, afirma Marchese – Crédito: Divulgação

“Estão faltando engenheiros capacitados no mercado de trabalho do Brasil”. O alerta é do presidente do CREA-SP- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, engenheiro Vinicius Marchese. Ele estará em Piracicaba nesta sexta (17), quando proferirá palestra presencial a profissionais de Piracicaba e região, a partir das 10h, no anfiteatro da EEP/Fumep — Escola de Engenharia de Piracicaba.
A iniciativa é da AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), em parceria com a EEP, com a proposta de alertar sobre o atual cenário traçado para o engenheiro.
Segundo Marchese, a previsão é de que, até 2030, o Brasil enfrente a falta de um milhão de profissionais capacitados nas áreas tecnológicas. O engenheiro lembra que embora o conceito de cidade inteligente já esteja consolidado, ele ainda é muito pouco aplicado no país. “Na prática, evidenciamos a falta de cultura para que hajam soluções técnicas diante da eventual falta de profissionais qualificados”, disse Marchese.
Ele lembra que não adianta ter bons projetos e não ter profissionais qualificados, pois são eles os principais agentes das transformações que precisam ser efetivadas no país para que as cidades comecem a ter ambientes cada vez melhores ao coletivo. “Bons projetos devem ser executados por bons profissionais”, evidenciou Marchese, afirmando que a falta de boas propostas é ruim para todos.
“Esse é um ecossistema que precisa ser discutido, pois fica cada vez mais evidente que precisamos de uma cultura diferente para propor soluções com base em bons projetos”, considerou.
Ao mesmo tempo, segundo ele, as instituições de ensino precisam se atentar para as mudanças que estão ocorrendo. “Mesmo diante das possíveis limitações, é preciso oferecer aos profissionais uma formação acadêmica que esteja dentro das novas demandas de mercado”, considerou.
Neste contexto, a proposta do encontro é promover um bate-papo com profissionais da área e compartilhar as diversas interfaces que se estabelecem a partir desta realidade. Marchese revela que o Conselho tem ramificações em todo o estado, mantendo contato com organizações, entidades e gestores públicos, processo que, segundo ele, reforça a certeza de que o sistema como um todo precisa ser melhorado.
“Precisamos ajudar a edificar a gestão pública para que ela seja mais barata, eficiente e transparente, de forma a oferecer melhores serviços e, para isso, precisamos de profissionais cada vez mais capacitados”, avalia.
O presidente da AEAP, Luis Chorilli Neto, complementa o raciocínio, reforçando o papel das instituições de ensino, que em sua análise, precisam formar profissionais que estejam afinados com a demanda de mercado. “Além disso, os profissionais formados precisam de uma educação continuada para que este tipo de discussão promova o encontro de ideias para que surjam soluções que realmente atendam às necessidades dos diversos segmentos”, disse.

O diretor acadêmico da EEP, Prof. Edson Pigoretti, por sua vez, evidenciou a importância que a engenharia tem para a cidade e exaltou a disposição do CREA em disponibilizar conhecimento aos engenheiros, fortalecendo os laços com a Instituição para que eventos futuros possam se realizar. “Estamos atentos às necessidades de mercado e buscamos manter constantes as atualizações em atendimento a essas necessidades”, ponderou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima