Pedido sem fundamentação legal

Amigos da Pinacoteca

 

Em sessão da câmara de 13/09 o Vereador Laércio Trevisan Jr. apresentou o requerimento questionando a eleição e nomeação de conselheiros do COMCULT – Conselho Municipal de Política Cultural na tentativa de questionar a atuação dos conselheiros eleitos e demais indicados pelo poder público. Este requerimento do vereador, é uma resposta à carta enviada pelo COMCULT aos jornais da cidade com o posicionamento contrário a perda da Pinacoteca como espaço de arte e a sua transferência para um dos barracões do Engenho Central.

Instituído pela Lei Nº 5.418 de 14 de Maio de 2004 em conjunto com a Conferência Municipal de Cultura, alterada pela Lei Nº 6.030 de 18 de julho de 2007. O COMCULT tem um papel preponderante na sociedade e na cultura local.

O COMCULT é formado por 24 representantes titulares divididos entre indicados do Poder Executivo Municipal e eleitos da sociedade civil com o mesmo número de suplentes. Os conselheiros eleitos são comprovadamente criadores, produtores culturais e seu regimento interno estabelece regras de funcionamento garantidas por Lei. O mandato dos conselheiros é de 2 anos e a eleição é organizada e realizada pela Secretaria Municipal de Cultura. A única obrigatoriedade da SEMAC, é prover local e instrumentos para que o conselho atue.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais, assim como demais conselhos não é parte do governo, é autônomo e independente conforme determina a Lei. A partir do momento em que os conselheiros elegem a Coordenação do conselho, sob supervisão da SEMAC, a administração passa a ser da Coordenação do Conselho e demais conselheiros. O decreto de nomeação do conselho passa a ser o documento legítimo e dá suporte para que os conselheiros atuem. Neste sentido, é dever do COMCULT se posicionar a respeito de supostas mudanças em espaços culturais que impactam a cidade.

Ao questionar o processo de eleição dos conselheiros, Trevisan lança dúvidas da própria atuação do Secretário Adolpho Queiroz à frente da organização da eleição e posse dos conselheiros eleitos em 2021.

Em resposta ao requerimento de Trevisan, o secretário Queiroz divulgou declaração suspendendo atividades do conselho até que os questionamentos contidos no requerimento do vereador sejam esclarecidos. Até o presente momento, esta declaração não foi enviada formalmente aos conselheiros.

O COMCULT é soberano e tem suas atividades e atuação garantidas por Lei. Sendo um conselho consultivo e que não delibera recursos, a administração das despesas e receitas é de responsabilidade do Secretário Adolpho Queiroz. A ingerência do secretário na intenção de dissolver ou suspender as atividades dos conselheiros só seria possível com a mudança da Lei.

Contraditório ou não, a declaração de Queiroz suspendendo as atividades do conselho veio dia 14, dia em que foram divulgadas no Diário Oficial todas as atas das reuniões realizadas pelo Conselho neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima