Celebrando os 140 anos da Catedral Metodista de Piracicaba

Amós Nascimento & Margaret Griesse

 

É com grande prazer e alegria que saudamos a comunidade piracicabana e os membros da Catedral Metodista de Piracicaba! A cidade de Piracicaba aparece de modo visível no mapa global devido à importância da presença metodista nesse local e a sua relação intrínseca com a educação.

Piracicaba foi protagonista no estabelecimento definitivo do movimento metodista no Brasil. O Rev. Junius Newman chegou à região em 1869 para ser o primeiro pastor metodista a atuar no país, acompanhando os imigrantes do Sul dos Estados Unidos. Fixou residência em Piracicaba e iniciou um arrojado projeto educacional em 1879, a partir do qual o Colégio Piracicabano foi fundado dois anos depois, em 1881, com a chegada da educadora Miss Martha H. Watts e o apoio de Prudente de Moraes. Piracicaba, metodismo e educação têm estado intimamente vinculados desde então.

A Igreja Metodista de Piracicaba foi fundada no dia 11 de setembro de 1881. Embora essa data agora tenha um significado fatídico no calendário global – pois nesse mesmo dia ocorreu um golpe militar no Chile em 1973 e o ataque terrorista aos Estados Unidos em 2001. Em 11 de setembro de 2021, vários outros problemas nos afligem, como o sofrimento que continua a ser causado pelo terrorismo, militarismo, autoritarismo, pandemias e mudanças climáticas. Porém, em Piracicaba tem-se a oportunidade de celebrar essa data afirmando a vida e a esperança, pois é por meio da fé e da educação que poderemos confrontar esses desafios.

Hoje a igreja fundada em 1881 é conhecida e reconhecida como a Catedral Metodista de Piracicaba. Históricamente, a palavra catedral está intimamente associada não somente ao conceito grego de epíscopos, mas também à palavra latina, universitas. Se por um lado a tradição cristã define como Catedral a Igreja presidida por um Bispo ou Bispa, a “sede do governo episcopal” ou diocese; por outro há uma noção acadêmica de cátedra que remete à educação. Não há nenhuma sede episcopal metodista em Piracicaba, mas há sem dúvida uma profunda relação da Igreja Metodista com o Colégio Piracicabano, com a Universidade Metodista de Piracicaba, com a Escola de Música Maestro Ersnt Mahle e com a vocação educacional de Piracicaba, “a cidade das escolas”!

Nesse dia especial, 11 de setembro de 2021, comemoramos de modo especial a relação quase sesquicentenária da Catedral Metodista de Piracicaba com a Educação, um fato que projeta tanto a Igreja como a cidade de Piracicaba de modo visível no mapa global! É com alegria e com os nossos melhores votos que nós, mesmo em nossa distante localização em um outro país, compartilhamos o nosso testemunho e gratidão por essa data e por todas as pessoas que têm contribuído para a relação frutífera entre Igreja e Educação em Piracicaba!

___

O Dr. Amós Nascimento é Professor na University of Washington, Global Officer da General Board of Higher Education and Ministry, Secretário da International Association of Methodist-related Schools, Colleges, and Universities (IAMSCU), and Presidente to Comitê de Educação do World Methodist Council.

A Dra. Margaret Griesse é Professora na University of Washington e Ex-Diretora do Centro Cultural Martha Watts.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima