Sema entrega pagamento a produtores por proteção de nascentes

Os produtores João David e Marina Sandin foram uns dos contemplados do programa PSA – Foto: Thais Passos/Sema

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), entregou na manhã dessa terça-feira (14), os certificados de pagamento aos 13 produtores rurais aprovados no Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Preservando o Futuro de 2020. Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.
Os contemplados com o pagamento foram a Associação Aliança de Misericórdia (Sítio do Pica Pau Amarelo); Anivaldo Pedro Cobra (Sítio São João); Carla Regiane Pupin (Sítio Santo Antônio); Elizabeth Trevizan Justolin (Sítio Serra Bonita); Irineu Razera (Sítio São Luiz III); João David Pavani (Sítio Floresta de São Francisco); Klever José Coral (Chácara Sônia); Marcelo Fernando Ferezini (Sítio São Benedito); Pedro Polizel (Sítio Jatobá); Roberto do Amaral Neto (Sítio Santo Antônio); Sirlei do Carmo Marchi (Sítio Bela Vista); Vanderlei Baesteiro Sanches (Sítio Santa Cruz) e Waldemar Gimenez (Sítio Ribeirão da Serra).
Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.
Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.
Entre os proprietários certificados está o produtor Pedro Polizel, do sítio Jatobá, localizado na estrada Piracicaba-Anhumas. “Sou agricultor, e em nome de todos os agricultores, agradeço a todos que se uniram para que esse programa acontecesse”, disse.
A secretária da Sema, Nancy Thame, enfatizou a importância do programa e da adesão de mais proprietários. “Com o PSA temos uma oportunidade de ajudar e valorizar o trabalho dos agricultores que se preocupam em proteger as águas das microbacias da nossa região, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas. Sem dúvida, é um programa muito importante para Piracicaba e que serve como exemplo para outros municípios”, ressalta.
Os técnicos da Sema, Semae e Sedema, responsáveis pelas vistorias, entregaram a cada produtor uma muda de tamboril, árvore-símbolo de Piracicaba. O presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera, e Patrícia Barufaldi, diretora técnica da agência, participaram da cerimônia.
Em 2020, os 13 produtores cadastrados no programa foram contemplados, mas por conta da pandemia, as vistorias e a entrega dos certificados foram transferidas para este ano.
As inscrições para o PSA de 2021 foram encerradas em julho e as vistorias estão previstas para este semestre. No próximo ano, a Sema prevê reabrir as inscrições no primeiro dia útil de março, até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima