Grupamento Canil da GC participa do curso Primeiros Socorros em Cães

Foto: Divulgação

O Grupamento Canil, da Guarda Civil de Piracicaba, participou do curso Primeiros Socorros em Cães para Agentes de Segurança Pública, em Itu, ministrado no Ariza Hospital Veterinário. O curso, com duração de 9 horas, foi disposto em dois módulos: o primeiro com informações teóricas e o segundo com a parte prática.
Os guardas-civis do grupamento – Leandro, Geison, Bombo e Herdia – aprenderam diversas técnicas, como imobilização em cães, melhor forma de se ministrar medicamentos, como fazer curativos em geral, técnicas de aplicação de injeções e nutrição adequada para cães de trabalho. O curso também preparou os GCs para atender os cães em situações de engasgo, asfixia, envenenamento, intoxicações, picadas de animais peçonhentos, alergias e choque anafilático.
O Grupamento Canil da Guarda Civil iniciou suas atividades em 2005 e mantém quatro integrantes que cuidam e preparam diariamente quatro cães de duplo emprego (guarda/proteção e faro) para o trabalho de apoio diário a patrulhamentos e em ocorrências de maior gravidade, quando existe envolvimento de entorpecentes e armas de fogo, além do patrulhamento preventivo diário realizado pela equipe.
Os cães, todos adestrados, estão aptos para enfrentar situações nas quais são exigidas habilidades como faro de entorpecentes, proteção de seu cuidador, voz de comando e busca de pessoas e objetos perdidos em matas. O Canil da GCMP fica na avenida Cristovão Colombo, 1.900, na Vila Industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima