Ártemis: recuperação de lagoa terá apoio de entidade

Projeto de limpeza foi iniciado por moradores e pelo vereador Josef Borges – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A recuperação da lagoa do Itaiçaba, localizada no distrito de Ártemis, vai contar com apoio dos membros do Rotary Clube Piracicaba – Engenho. Integrantes da Comissão de Projetos Humanitários da entidade estiveram no local, na manhã do último sábado (11), para definir como o clube poderá contribuir com ações voltadas à educação ambiental e à recuperação da mata ciliar.

O projeto de limpeza da lagoa foi iniciado pelos moradores voluntários e pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), ainda em 2018, quando o parlamentar era líder comunitário do bairro. De acordo com Josef, “o objetivo é resgatar o patrimônio natural, preservar a água e proporcionar à comunidade uma área de lazer e atividades esportivas”.

Para os rotarianos da comissão, Luis Fernando Rebel, Fabio Teruo, Pedro Luiz Schmidt, Fausto Schmidt e Jaime Duarte, “a comunidade e o vereador estão certos em lutar pela recuperação e preservação da lagoa”. Eles verificaram os problemas com a poluição, mas também “uma grande vida no local”, com peixes, aves aquáticas, pássaros e insetos.

O vereador apresentou ao grupo os trabalhos, realizados manualmente, de retirada da vegetação da lâmina de água e explicou como tem sido o apoio da Prefeitura para ceder a máquina escavadeira que auxilia nessa remoção.

Também participaram da reunião a líder comunitária Márcia Cardoso e o morador Dito Blumer, um dos voluntários na limpeza da lagoa. Ele relatou “o amor da comunidade pela lagoa” e a motivação dele e dos outros moradores em realizar “esse trabalho para beneficiar todos e proteger as nascentes existentes”. “Meu sonho é ver essa lagoa limpa de novo”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima