Prefeitura divulga censo inédito de pessoas em situação de rua

Prefeito Luciano Almeida fala sobre importância de planejamento de curto, médio e longo prazo – Foto: Justino Lucente/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), apresentou nessa segunda-feira (13), no Anfiteatro do Centro Cívico, os resultados do Censo Municipal da População em Situação de Rua de Piracicaba 2021, primeiro estudo estruturado do segmento realizado no município.
A realização do Censo é uma parceria da Smads com o Crami (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância) e com a empresa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos); e teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico das pessoas em situação de rua e a utilização dos serviços públicos, reunindo informações a respeito do cotidiano desta população diante do cenário atual de pandemia.
Realizado em campo entre os dias 20/07 e 17/08/2021, o estudo localizou 234 pessoas em situação de rua, das quais 198 responderam ao questionário completo aplicado pela equipe de educadores sociais do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) do município e que são a base para os dados apresentados. Os dados coletados possibilitaram a compreensão da realidade dessa parcela da população e irão subsidiar a elaboração no Plano Municipal da População em Situação de Rua, pelo Comitê PopRua, composto pelo poder público e sociedade civil, e também a avaliação dos serviços e programas oferecidos atualmente a essa população.
Presente na apresentação, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, frisou o grande desafio em relação ao tema e espera que os dados auxiliem no planejamento de curto, médio e longo prazo para enfrentamento da situação. Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, o censo é muito importante para qualificação das políticas públicas e servirá como base para a elaboração do Plano Municipal da Política da Pessoa em Situação de Rua e para o reordenamento dos serviços de atendimento à população em situação de rua.
Paulo Ricardo Gomes, sócio-proprietário da Indsat, lembrou que é o primeiro relatório da história de Piracicaba para estudar a população em situação de rua e um dos poucos no Brasil. “Se você procurar na internet verá que há muito pouca informação sobre esta população marginalizada”, disse Gomes.
O desenvolvimento do censo se deu por uma metodologia construída pela equipe de pesquisa formada pela Smads, Crami, Seas e Indsat, unindo a experiência no atendimento às pessoas em situação de rua e especialização em pesquisa e gestão de informações.
RESULTADOS

Do universo de 198 pessoas que responderam a integralidade do questionário, 84,8% querem sair das ruas; 54,5% não são de Piracicaba, mas 74,7% moram no município há mais de cinco anos. O grupo é formado na sua maioria por homens (84,7%), pretos e pardos (57,6%), com ensino fundamental (63,1%). O motivo que os levou às ruas, em 35,3% dos casos, é conflito familiar, seguido pela dependência ao álcool (21%) e outras drogas (19,1%). Das pessoas que estão nas ruas atualmente em Piracicaba, 32,3% estão nas ruas há menos de dois anos e 25,8% não possuem mais nenhum contato com familiares; 47,8% vivem com menos de R$ 7 por dia e 23,7% possuem algum tipo de deficiência e 61,6% tem entre 31 e 50 anos. Dos entrevistados, 97,6% tem acesso a algum serviço ou política pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima