Notícias +

PRIMEIRA
Muito difícil falar (e aceitar) da tragédia de ontem (14), em Piracicaba, quando a queda do avião (modelo King Air B200 ano 2019 prefixo PS-CSM) tirou a vida do empresário Celso Silveira Mello Filho e de sua família (a esposa Maria Luiza, e os filhos Celso, Fernando e Camila), lembrando que também faleceram o piloto Celso e copiloto Giovani. Admirado pela sua simpatia e educação, Celsinho, para seus amigos, tinha seus negócios atualmente fora de Piracicaba. Por duas vezes foi presidente do XV de Piracicaba, sendo eleito conselheiro na última eleição. O acidente chocou, sendo tratado pelos piracicabanos como trágica, até absurda pelos mais próximos. Sempre em contato no passado, ultimamente era mais difícil ver o empresário Celso Silveira Mello Filho, diretor presidente da Faculdade de Educação, Cultura e Tecnologia da Amazônia SA. Mas, lembramos perfeitamente de uma ocasião: nos encontramos na missa das 18 horas, na Matriz Imaculada Conceição (Vila Rezende), e conversamos depois. Terminou de uma forma que, agora, jamais esqueceremos: “Edirley, vamos chamar o Adilson (Adilson Maluf) e o Mário (Mário Luiz da Educadora) para colocarmos a conversa em dia, pois a vida passa rápido demais”. São muitas as histórias e os momentos com o Celsinho, um homem sempre alegre, jamais deixando de falar das suas origens e dos amigos dos quais dizia ter muita saudade. Exercendo cargos em várias empresas em estados diferentes, economista e acionista da Raízen (irmão do empresário Rubens Silveira Mello), Celso Silveira Melo Filho jamais mudou seu comportamento. Quem não se lembra do Celsinho jogando futebol com funcionários, vibrando e correndo para abraçar? A mesma coisa praticando autocross, se divertindo com os amigos. Por isso, era muito respeitado e querido. Difícil de acreditar.

 

ENTREVISTA ESCLARECEDORA
O deputado Roberto Morais esteve na rádio Educadora AM, onde durante 90 minutos (até mais) respondeu perguntas do Jairinho Matos, Paulo Eduardo e Valdir Guimarães. Ana Maria Meireles Mattos, diretora proprietária da emissora também participou, além de ouvintes. Relatos curiosos e importantes no programa “Os Comentaristas da Educadora”, como o áudio com a voz do então governador e candidato Márcio França, prometendo não instalar pedágios na região de Piracicaba caso viesse a ganhar o pleito. Acontece que Márcio França perdeu a eleição para João Dória Junior e como se ouviu na gravação, não foi Roberto Morais que prometeu, o que aliás não se trata de novidade ou surpresa alguma, pois pedágio é uma prerrogativa única e exclusiva do Poder Executivo. Pensa diferente os que agem de má fé.

 

SEM PALAVRAS
Lemos no Caldeirão Político contado pelo Capiau: o ex-prefeito e atual Secretário da Educação ficou esperando por 30 minutos para ser atendido pelo prefeito Luciano Almeida que estaria numa reunião ou coisa parecida. Demoraram meia hora para descobrir que o prefeito estava na verdade, sozinho, despachando. Uma lição (ou exemplo) daquilo que não pode acontecer ou repetir. O consagrado narrador Silvio Luiz, nos seus grandes tempos na televisão, teria reagido: “Pelo amor dos meus filhinhos, isso é demais para mim”, ou então, “pelas barbas do profeta, juro que não acredito!”.

 

MARIAS GIGANTES
Dois grandes nomes do basquete feminino brasileiro, e que Piracicaba teve o privilégio de vê-las no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”: Maria Helena Cardoso e Maria Paula Gonçalves da Silva. Paula ocupa atualmente a vice-presidência das Confederação Brasileira de Basquetebol o que representa uma esperança de melhores dias, e Maria Helena, será homenageada pela CBB, com o troféu para a melhor treinadora ou treinador de 2021, levando o seu consagrado nome. Aplausos para ambas que proporcionaram momentos (muitos) maravilhosos e inesquecíveis para a torcida piracicabana e brasileira. Muita saudade do ginásio lotado vibrando com cestas decisivas e históricas. Ousamos dizer que, igual nunca mais.

 

NADA JUSTIFICA
Lermos e ouvimos relatos sobre o acontecido (protesto) tendo como alvo a Igreja São Benedito (rua do Rosário). A explicação, amenizando o ocorrido, é que teria sido usado água, farinha e corante. Mas, o que realmente pesa ou conta, é a agressão e não a forma como aconteceu. Em se tratando de ataque a aquilo que não lhe pertence de forma exclusiva, não é certo e justo. Atinge-se muitos, principalmente pessoas, nesse caso, religiosos. Deve existir outras maneiras menos danosas (em todos os sentidos) para mostrar insatisfação. Acreditamos que ninguém quer ver suas casas ou pertences marcados pela mistura de água, farinha de trigo e corante. Não deixaria de ser um protesto, que também poderia repercutir, contudo, sem prejuízo a outros. O protesto é correto, pode e deve existir, mas é preciso respeito.

 

DOIS FAVORITOS
Tornou-se comum nas eleições, candidatos preferirem tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, fugindo da disputa pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em razão do favoritismo de Roberto Morais. Mas, é possível também na próxima disputa para Deputado Federal, surgir outro bom de voto: Barjas Negri. Ele ainda, pelo menos oficialmente, nada comentou sobre suas intenções para 2022, contudo amigos próximos garantem que o tucano deve optar por vaga em Brasília.

 

POSTURA EQUIVOCADA
É compreensível problemas nos caixas eletrônicos nas agências bancárias. Pode acontecer por vários motivos. O que não é normal, é deixar o cliente entregue a sua própria sorte. Caixas fora de operação e anormalidades diversas, é comum, no entanto, ninguém absolutamente ninguém aparece para dar explicações ou então disposto (a) a ajudar. Então, o cenário é um olhando para o outro, querendo entender, sem que apareça uma alma viva para dar satisfação.

 

CARREIRAS GLORIOSAS
Para quem não sabe, em Piracicaba, o futebol amador e o XV, então na principal divisão do futebol paulista, dividiam público nos estádios. Um clássico do amador, poderia atrapalhar a renda do jogo do XV, levando os dirigentes a negociar horários. Hoje, Vera Cruz, Maf, Palmeiras, Costa Pinto, XV-Escola, Atlético (e tantos outros grandes esquadrões), matam a saudade com fotos nas redes sociais. Tal qual o basquete, igual, nunca mais.

 

AGORA VAI?
Começou ontem (14) a Copa Paulista 2021. Sempre batendo na trave, o nosso XV não consegue voltar a elite do nosso futebol e nem integrar o calendário nacional. Todo começo, proporciona a mesma sensação: agora vai! Mas, será que agora vai? Caso apareçam dificuldades, a torcida, é para que desta vez a diretoria consiga ter uma rápida leitura real da situação. O que não pode no futebol, é deixar se enganar. Isso aconteceu no último campeonato.

 

FOCO


Tivemos o prazer de um bom papo, dias atrás, com o Padre Antonio Carlos D’Elboux. Aconteceu no Restaurante Dourados, lá na Cruzeiro do Sul. Atualmente em Rio Claro, contou que recebeu a visita do bispo dom Devair Araujo da Fonseca, dizendo que gostou e muito. Para o Padre D’Elboux, o novo e jovem bispo é um religioso dedicado, administrador competente e poderá fazer história repetindo os saudosos D. Aniger Francisco de Maria Melillo e Eduardo Koiak. O Padre Antonio Carlos sempre faz questão de falar com muito carinho também do Monsenhor Jorge Simão Miguel, o eterno e querido Padre Jorge.

 

ÚLTIMA
Tem quem condene a decisão de reformar o Maracanã (estádio Mário Filho), o que aconteceu por conta da Copa do Mundo de 2014. O que se diz, é que o Maracanã virou (embora bonito e moderno) um estádio como tantos outros espalhados pelo mundo, enquanto que o Maracanã inaugurado em 1950, era um marco, assustava ou impressionava devido ao seu tamanho, que encantava. Palco de jogos memoráveis, tempos de Pelé e Garrincha e tantos outros extraordinários craques, atualmente, o Maracanã tem capacidade para 78.838 pessoas. Oficialmente, o maior público registrado, ocorreu nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, quando no dia 31 de agosto de 1969 (Brasil x Paraguai) o então antigo e pomposo Maracanã recebeu 184.341 torcedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima