Caldeirão Político

OFICIAL
Em comunicado oficial, ontem, o titular da Semac, Adolpho Queiroz, suspendeu temporariamente as atividades do ComCult (Conselho Municipal de Política Cultura). É que, na Câmara Municipal, reunião de segunda (13), foi aprovado requerimento do vereador Laércio Trevisan Junior (PL), solicitando explicações sobre o processo eleitoral para o órgão. Diz Adolpho, em seu comunicado oficial, que a suspensão é “até que consigamos responder, com apoio jurídico, às questões levantadas pelo referido requerimento”. E vamos que vamos.

 

ESQUERDINHA — I
Sobre a dúvida em torno da facada em Juiz de Fora, publicada ontem nesta coluna em torno do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha, contestou e enviou uma mensagem ao Capiau: “Causa-me estranheza, no mínimo, notícias veiculadas em alguns jornais, sobre a facada que Bolsonaro sofreu, quase morreu e que foi amplamente mostrada em todos canais de televisão e que alguns, por interesses vis, querem deturpar dizendo que foi um acontecimento de natureza duvidosa”.

 

ESQUERDINHA — II
E continua: “Muito má fé e pessoas de caráter duvidoso que querem, mais uma vez, denegrir a imagem do presidente. Isso certos elementos de partidos retrógrados de oposição sabem muito bem como fazer. Acreditar nestes factoides de plantão é a mesma coisa de acreditar que o homem não pisou na Lua e que a Terra não é redonda”. Registrado.

 

TEMER — I
Pelo jeito, o ex-presidente Michel Temer (MDB) não vê limites na idade, isso é ótimo. Aos 81 anos a serem completados no próximo dia 23, ressurge vigorosamente no cenário político ao rascunhar uma carta que, sem tanta mudança, o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) acalmou os ânimos políticos da arena do Planalto Central. Como Temer não acredita numa terceira via, ficando a disputa entre a reeleição e Lula (PT), pensaria ele, Temer, em ser o vice de Bolsonaro? Impossível não perguntar.

 

TEMER — II
Sem perdão, as redes sociais atacaram o presidente Bolsonaro (sem partido) de uma forma que este Capiau não admira. Há um anúncio do ex-presidente Michel Temer, que se oferece para “escrever cartas” a analfabetos que necessitam. Bom lembrar que, em 2020, o presidente Bolsonaro convidou Temer para capitanear a missão humanística do Brasil ao Líbano. Foi prestigiado.

 

ALCKMIN
O ex-governador Geraldo Alckmin (ainda no PSDB) desperta curiosidade da data em que vai se desfiliar do seu “amado” ninho tucano. A demora é estratégica, pensando em beneficiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa com o governador João Dória a vaga de candidato ao Palácio do Planalto. Muita água por baixo da ponte…

 

PCdoB— I
Após reunião da Executiva Estadual do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o Diretório Municipal debateu diversos assuntos, focando a conferência que deve ocorrer no final de setembro. Contou com a presença de figuras nacionais do partido, como Miguel Manso e André Bezerra, além do presidente local, médico Vilson Dorneles.

 

PCdoB — II
Em meio a reunião, o filiado Adriano Bandeira propôs o militante Francys Almeida como pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, cujo documento será entregue ao Diretório Estadual. Ainda que não seja a figura mais “estadualizada” do partido, é o único, até aqui, a colocar a pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. “As campanhas começam assim”, garante Francys.

 

PCdoB — III
Francys Almeida dá as suas explicações, “por motivos claros e objetivos”, ao afirmar que “me considero melhor que Doria ou seus sucessores; Piracicaba e o Estado precisam de representatividade popular; temos propostas para a Educação Pública do Estado; podemos contrapor essas lideranças ultrapassadas e radicais com argumentos e debates democráticos”.

 

FOLCLORE
Nesta quarta (15), às 19h, no Facebook da APL (Academia Piracicabana de Letras), um documento de alto significado para o Brasil: o folclore do Interior de São Paulo, com a participação de Lima Duarte e João Chiarini. Fundador da APL, o professor Chiarini foi um incentivador e ativista na cultura e na política. Faleceu em plena campanha eleitoral em 1988, e foi vereador comunista na década de 1940. Vale a pena assistir a esse ótimo trabalho da APL.

 

LIMPEZA
Dia 18 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Limpeza e, em Piracicaba, as atividades serão coordenadas pela Prefeitura Municipal/Sedema e pelo grupo de voluntários Pira no plogging, com apoio do Campus “Luiz de Queiroz” e de diversas instituições do município. A intenção é que cada instituição estimule o desenvolvimento de atividades locais, para que cada um limpe seu espaço e entorno. Mais informações sobre todas as atividades acesse: https://neasedema.wixsite. com/educacaoambiental .

 

SENTIMENTOS
O Capiau encerra a coluna de hoje com o profundo pesar pela morte do empresário Celso Silveira Mello Filho e sua família, assim como o piloto e copiloto. Uma tragédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima