Bíblia – experiência de Deus, relato do povo

Adelino Francisco de Oliveira

 

Abordar a relevância da bíblia – palavra do povo sobre a experiência de Deus – consiste em falar da comunicação entre Deus e a humanidade. Deus aproxima-se do humano para revelar seu projeto de vida e sociedade. A bíblia tem como fonte primeira a realidade concreta e objetiva vivenciada pelo povo, a interpretar sua própria história a luz da fé em Deus. A profunda experiência de Deus no cotidiano da vida possibilitou a este povo ler e compreender os desafios e vicissitudes da existência em uma perspectiva bem mais ampla, a ultrapassar a mera objetividade dos acontecimentos, apontando para o projeto de Deus na história e para além da história. A bíblia relata a sensibilidade do humano em perceber a intervenção de Deus nos acontecimentos da própria história.

Inicialmente as experiências com o Transcendente tomavam lugar e ganhavam visibilidade nas rodas de conversa, no repertório das canções, nos conteúdos das orações, a comporem a dinâmica da oralidade. Muito antes de ser texto escrito, a mensagem bíblica foi profundamente sentida e vivenciada, sendo transmitida oralmente, passando dos mais velhos para os mais jovens. Após um longo caminho como tradição oral, é que o povo sentiu a necessidade de registrar e perpetuar, em texto narrativo, suas experiências com Deus.

O compêndio de livros que formam a bíblia foi sendo construído ao longo de muitos séculos, a partir de profundas experiências de Deus. Cada livro da bíblia faz memória de vivências históricas e de como o povo, inspirado e iluminado pela presença de Deus, conseguiu enfrentar e suplantar suas dificuldades. Na dinâmica de leitura da bíblia devemos levar em consideração o contexto e o momento histórico em que o texto está inserido. É preciso observar os personagens envolvidos e os conflitos que emergem da narrativa. A leitura ao pé da letra, fundamentalista, pode distorcer e corromper o sentido profundo do texto sagrado, impedindo que a comunicação de Deus alcance seu pleno significado. Não são raros os casos da utilização do texto sagrado como forma de justificar a dominação, a exploração e a opressão do povo. A manipulação e deturpação do texto bíblico é uma terrível realidade. Torna-se cada vez mais freqüente a instrumentalização do relato bíblico com a finalidade de se obter poder e dinheiro.

A bíblia sagrada é depositária da manifestação de Deus, que revela seu plano de amor e vida à humanidade, em uma sociedade alicerçada na verdade, no direito e na justiça. A revelação de Deus continua acontecendo no cotidiano da existência, no entanto, é preciso a sensibilidade e perseverança da fé para perceber e compreender os sinais da presença divina no mundo. Na bíblia, Deus revela seu projeto de libertação histórica – a vida em abundância – e de salvação para além da história, na transcendência da existência que não se esgota com a morte.

______

Adelino Francisco de Oliveira, Doutor em Filosofia. Mestre em Ciências da Religião, Professor no Instituto Federal, campus Piracicaba; [email protected]; @Prof_Adelino_ ; professor_adelino

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima