Caldeirão Político

AMBIENTAL
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) quer saber em que situação se encontra cada uma das autuações recebidas pela Piracicaba Ambiental no primeiro semestre deste ano. Ele solicita ao Executivo cópia das autuações no requerimento 808/2021, aprovado pela Câmara na 28ª reunião ordinária, realizada no último dia 2.

 

TOMBAMENTO — I
Nos 10 minutos que ocupou a tribuna, na quinta (9), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) apresentou documentos referentes à Pinacoteca Municipal. De acordo com o vereador, os documentos comprovam que o prefeito pode mudar o local da Pinacoteca para o prédio tombado do Engenho Central, no barracão 14-A.

 

TOMBAMENTO — II
“Esse terreno não poderia ter sido feito o tombamento da Pinacoteca atual, ou seja, é inválido, o prédio precisa estar averbado na escritura, não tem registro no prédio”, declarou o vereador ao apresentar os documentos. Trevisan Jr. informou que já fez uma notificação ao Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) para providências urgentes.

 

RURAL
A implementação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Turismo Rural de Piracicaba foi tema da fala do vereador Josef Borges (Solidariedade) na quinta (9). “As pessoas que vivem na zona rural precisam continuar sendo valorizadas pelo poder público e setores privados”, disse o parlamentar, autor do projeto de decreto legislativo 16/2021 que propõe a instituição do Fórum, durante a 29ª reunião ordinária.

 

IDOSO
Também na quinta (9), o vereador Josef Borges (Solidariedade) usou os cinco minutos regimentais, como líder partidário, para relatar sua visita ao “Centro Dia do Idoso”. O vereador participou das comemorações do sétimo aniversário da entidade que é mantida pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). “Envelhecer com saúde é sonho de todo idoso, saúde física e saúde mental. E isso é um investimento da Saúde. Quando cuidamos dos nossos idosos estamos investindo na Saúde”, declarou.

 

POLEZI — I
O vereador Fabrício Polezi (Patriota) repudiou a pichação em frente à Igreja São Benedito, no último dia 7 de setembro, durante a 29ª reunião ordinária, na quinta (9). O prédio ficou sujo de tinta vermelha. “Depredações de patrimônios públicos ou privados devem ser repudiados. Pessoas vão a esses locais para transcender aquilo que é maior que elas, não é justo fazer uma coisa dessa em frente a um templo religioso”, afirmou.

 

POLEZI — II
Ele citou que mais de cinco mil pessoas compareceram à praça José Bonifácio, no dia 7 de setembro. “Fui à praça, não tinha um papel de bala no chão, uma garrafa de água no chão, uma latinha”, afirmou. Ele disse ainda que foi a Brasília, no gabinete da deputada federal Carla Zambelli (PSL) e foi recebido por assessores. “Tive a oportunidade de falar com o deputado estadual Gil Diniz (sem partido). Vem vindo coisa boa para Piracicaba”, disse.

 

ÁGUA
O vereador Zezinho Pereira (Democratas) destacou, quinta (9), a falta de água na zona rural de Piracicaba. O vereador pontuou a necessidade de uma solução e considerou a arborização para lidar com a seca nos ribeirões. Zezinho ainda mencionou que esteve na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo para fazer reivindicações.

 

VACINA
O Ministério da Saúde tem atrasado a entrega de diluente obrigatório para a aplicação da vacina da Pfizer, reclamam secretários estaduais da saúde. Pelo menos 300 mil doses do imunizante contra a Covid-19 aguardam chegada do insumo. A manifestação dos caminhoneiros foi apoiada por quem, para ajudar nesse atraso?

 

SÃO BENEDITO
Há quem, da política, faça duras críticas ao sangue falso usado por manifestantes nas calçadas no entorno da Igreja de São Benedito no dia 7 de setembro em ato do “Grito dos Excluídos”, realizado junto com a Igreja Católica há pelo menos 27 anos.

 

ESFORÇOS
Não se pouparam críticas aos manifestantes, muitos dos quais viram suas atitudes próximo ao Posto Bigaton, em Santa Teresinha, para convencer os caminhoneiros a estacionarem nos acostamentos para engrossar os protestos pró-Bolsonaro. Sem sentido fazer isso. Quem seria?

 

PRESTÍGIO? — I
Dias desses, o vice-prefeito e secretário de Educação, professor-doutor Gabriel Ferrato dos Santos (DEM), esteve no Gabinete do prefeito Luciano Almeida (DEM) esperando por mais de 30 minutos para ser atendido. Seria atendido logo que terminasse uma reunião. Isso mesmo? Só as malditas línguas comentam que é pouco prestígio.

 

PRESTÍGIO? — II
Este idoso e cansado Capiau jura, com as mãos aos céus, que foi um pombo, pássaro bondoso e sereno — serviu até como correio no passado — que avisou, e essa espera deu a maior saia justa, quando se descobriu que o prefeito estava despachando sozinho. Claro, a assessoria deu um jeito para contornar tudo e — reconheçamos — Sua Excelência precisa despachar, é o seu trabalho. Ninguém mais do que o próprio vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM), sempre compreensivo, para entender essa correria.

 

BISPO
Precisou um religioso interferir para acelerar a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Ibitiruna, uma vez que a igreja havia cedido as suas instalações para acolher os servidores da unidade durante a reforma. A realização das missas ficou comprometida, e o caso enrolado por meses devido ao jeito de trabalhar de cada um. Mas está resolvido? Isso é que vale.

 

BRIZOLISMO
A alma política do ex-governador Leonel Brizola continua a nortear os companheiros. “Ser brizolista é ser fora Bolsonaro”, resumiram os seus admiradores que trabalham na esquerda, pela democracia, pela igualdade social. Interessante como prevalece tantas histórias dentro da história. Foi o único brasileiro a governar dois Estados (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, este duas vezes). Há muitos valores políticos nesta terra descoberta por Pedro Álvares Cabral, seja chimango ou maragato, entre os gaúchos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima