Semana Cultural “Gustavo Teixeira” chega à 68ª edição com diversas atividades

No dia 15 acontece a abertura, com o show “Poetizando outras artes”, com música, dança, poesia e artes visuais

A 68ª Semana Cultural “Gustavo Teixeira” está programada para acontecer entre os dias 15 e 24 de setembro e terá programação variada, contemplando várias expressões artísticas e culturais, integrando-se também com a programação da 15ª Primavera dos Museus, evento que reúne museus de todo o Brasil, e que tem como tema, este ano, “Museus: Perdas e Recomeços”.

No dia 15 acontece a abertura, com o show “Poetizando outras artes”, com música, dança, poesia e artes visuais se unindo no palco, representadas por artistas de São Pedro. Atores da Salve! Cia de Teatro surpreenderão o público com intervenções e interações, que se repetem por toda a programação, enquanto Nat Gregolin canta músicas brasileiras entrelaçadas com poesias, bailarinas da Academia Apolo trazem a arte do balé e o artista plástico Sérgio Esteves faz ilustrações ao vivo.

O evento acontecerá no Museu “Gustavo Teixeira” e terá, também, transmissão online no canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro, a partir das 20h. Os ingressos são limitados, devido à pandemia, e devem ser retirados antecipadamente no Museu.

Na quinta-feira, dia 16, a programação fica por conta do Show Violões Artes Trio, exclusivamente online, no canal do Facebook da coordenadoria de Cultura e do grupo, a partir das 19h. Este show foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e o trio é composto de violonistas da cidade de Rio Claro, que firmaram parceria com a cidade de São Pedro para difundir seu trabalho, trazendo a música clássica para a Semana Cultural.

A exposição “Gente de Papel” será aberta oficialmente no dia 17, às 19h, no Museu, com a presença da artista plástica Madalena Marques, e o cantor Gustavo Marmo receberá os convidados com mais música brasileira.

O Sarau Cultural, programado para dia 18, às 16h, também tem ingressos limitados e terá como principal atração uma tarde de autógrafos do livro “Carassol, Catavento, Cataversos…”, com poemas de Gustavo Teixeira selecionados e comentados por Edna Bissoli e ilustrado por Sérgio Esteves. Os artistas estarão presentes, e a artista Mônica Estela fará a intervenção artística “Solta-palavras”, portando um guarda-chuva cênico, que traz várias histórias penduradas, oferencendo poesias de poetas mulheres e brasileiras de diferentes épocas. O músico e artista André Castanho se apresenta ao violão, embalando as manifestações artísticas, que contarão também com outros autores de São Pedro.

Os dias 20, 21 e 22 são dedicados ao Concurso de Poesias, sempre às 19h. No dia 20 acontece a final do Concurso de Poesias Inéditas, dia 21 apresentam-se os finalistas do Concurso de Declamação de Poesias Gustavianas e no dia 22 será realizada a premiação dos dois Concursos, com uma apresentação dos artistas Bete Bissoli e Gabriel Polegate, em um teaser do show preparado por Bete, musicando poemas de Gustavo Teixeira e que será oficialmente lançado nas plataformas digitais da coordenadoria de Cultura neste mesmo dia. As novidades deste ano são a categoria de Voto Popular, onde o público de casa poderá votar nos seus favoritos por meio de uma plataforma online, e o lançamento de uma coletânea com as poesias classificadas para a final nas categorias das Inéditas, reunidos em um livro digital. As atividades acontecerão no Museu, com ingressos limitados, e transmitidas online pelo canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.

O livro “A História de Nossa Cidade”, escrito pelas professoras Maria Aparecida Fracasse de Barros e Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza (in memoriam), com organização de Sandra Golinelli terá uma noite de autógrafos no dia 23 às 19h30, com a presença dos músicos do trio InBar.

Encerrando as programações da Semana Gustavo Teixeira e da Primavera de Museus, Luana Bertochi comanda uma roda de conversa sobre os contos do livro “Mulheres que correm com os lobos”, no Museu Gustavo Teixeira, às 19h30.  As inscrições para esta atividade devem ser feitas online e as vagas são limitadas.

 

Serviço:

Abertura: 15/09/2021 – 20h

Museu “Gustavo Teixeira” e canal da Prefeitura no YouTube

Ingressos limitados, retirada na Biblioteca Gustavo Teixeira.

Show “Violões Artes Trio”: 16/09/2021 – 19h

Exclusivamente online, nos canais do Facebook do grupo e da coordenadoria de Cultura de São Pedro

Abertura da exposição “Gente de Papel”: 17/09/2021 – 19h

Museu “Gustavo Teixeira”

Ingressos limitados, retirada na Biblioteca Gustavo Teixeira.

Sarau Cultural: 18/09/2021 – 16h

Museu “Gustavo Teixeira”

Ingressos limitados, retirada na Biblioteca Gustavo Teixeira.

Concurso de Poesias: 20, 21 e 22/09/2021 – 19h

Museu “Gustavo Teixeira” e canal da Prefeitura no YouTube

Ingressos limitados, retirada na Biblioteca Gustavo Teixeira.

Noite de autógrafos “A História de Nossa Cidade”: 23/09/2021 – 19h30

Museu “Gustavo Teixeira”

Ingressos limitados, retirada na Biblioteca Gustavo Teixeira.

Roda de conversa “Mulheres que correm com os lobos”: 24/09/2021 – 19h30

Museu “Gustavo Teixeira”

Ingressos limitados, inscrições online pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetrsCfKi5GtcJCQoWcCy3Fl_KpWhhi0792PTOr1_A-U8CLCg/viewform disponível nas redes sociais da Coordenadoria de Cultura de São Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima