Selam abre turmas para aulas gratuitas de condicionamento físico

Professor Abílio Cesar Bortoleto é responsável pelas aulas – Foto: Leonardo Moniz/Selam

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), anunciou nessa quarta-feira (8), a abertura de novas datas e horários para a formação de turmas interessadas em participar das aulas gratuitas de condicionamento físico oferecidas pelo PAM (Programa de Atividades Motoras). As atividades, que acontecem cinco vezes por semana, sempre das 6h15 às 7h, serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras na Área de Lazer da Rua do Porto, em frente ao pedalinho, e às terças e quintas-feiras, na Estação da Paulista.
As vagas estão abertas e o cadastro deverá ser feito diretamente nos locais indicados. Para participar, é necessário apresentar o documento de identidade e o atestado médico, além de levar roupas apropriadas para a prática esportiva. Não há limite de idade para se inscrever. Ao longo dos 45 minutos de aula, serão realizados exercícios localizados, circuitos, trabalhos de força, corridas e alongamento, além do HIIT (sigla em inglês para treinamento intervalado de alta intensidade). O condicionamento físico, segundo o professor Abílio Cesar Bortoleto, é consequência dessas atividades.
“Gosto de frisar que o trabalho passa pelas cinco capacidades físicas básicas: agilidade, velocidade, resistência, força e flexibilidade. São elementos importantes e que favorecem o envelhecimento saudável, atingindo a melhor idade com mais qualidade de vida. Não há idade mínima para participar, mas nossas aulas serão realizadas conforme os limites de cada um”, falou Bortoleto, professor de educação física e pós-graduado em educação especial com experiência de 30 anos na área, 11 deles dedicados à Selam, atuando com ações preventivas e grupos de risco em regiões periféricas da cidade.
DINÂMICA 

Perguntado sobre o “roteiro” preparado para as novas turmas de condicionamento físico, o professor detalhou as atividades. “As aulas começam sempre com o alongamento dinâmico, exigindo maior movimentação dos alunos, seguido de exercícios de baixa, média e alta intensidade, conforme as limitações de cada participante. A proposta é montar circuitos para atingir o condicionamento individual de cada um. Depois, finalizamos com o alongamento mais estático e de recuperação”, complementou.
Coordenado pela professora Monica Graner, o PAM é promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba. O programa, destinado aos adultos e terceira idade, foi idealizado na década de 1980. As atividades oferecidas são múltiplas, entre elas alongamento, condicionamento físico, hidroginástica, musculação, pilates, quimbol, vôlei adaptado, yoga e as ginásticas antiestresse, cerebral, funcional, laboral e localizada. Mais informações, pelo telefone: (19) 3422-0233.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima