Obra de piracicabano é tema de tradução em jornada europeia

Um dos temas é a tradução do livro “La legge del perdono”, de Ademir Barbosa Júnior – Foto: Divulgação

No dia 28 de setembro, ocorre a Giornata Europea delle lingue, tendo a Itália como país-sede. Promovida por diversas associações internacionais, a Jornada traz como um dos temas a tradução do livro “La legge del perdono”, do piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes), feita por Tiziana Tonon. O autor tem livros premiados e traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, esperanto e italiano. “Fico muito contente pois, além de o livro e a tradução da Tiziana serem temas da Giornata, estamos no Setembro Amarelo, e um dos fios narrativos do livro é o suicídio.”, esclarece o autor, que também fará uma comunicação no evento. Dermes esclarece que esse livro permanece inédito em português. “Foi publicado primeiro na Itália, pela Spazio Interiore, e tem surpreendido os leitores tanto pelo tema quanto por sua abordagem.”
Além dos prêmios recebidos desde a adolescência, os livros do autor lhe valeram dois títulos Doutor honoris Causa pelo conjunto da obra, em 2018 (MCNG-IEG, Limeira) e 2019 (FEBACLA, Rio de Janeiro). É também titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras. Com 79 livros publicados, tem agendados 23 lançamentos para 2022 e 2023 e está em negociação de 11 originais, além de envolvido em projetos de tradução de seus trabalhos, para os quais, espera, a Giornata auxiliará bastante. “Já publiquei muitos outros livros, mas nos últimos anos também retirei alguns livros de catálogo para aperfeiçoá-los. O processo é constante”, explica o autor.
Piracicaba é palco do seu “Peregrinas de Aparecida – pelas águas de Oxum” (Ed. Aruanda, 2019), que tem muitos leitores na Itália da edição em português. Já a novela policial “Quem matou João Paulo” (Ed. Apeku, 2021), que se passa na fictícia Riacho Doce, se baseia num assassinato ocorrido em Piracicaba em 1989 e tem motivado uma série de reportagens Brasil afora sobre o livro e o crime real. Uma das personagens do livro é a atriz espanhola Úrsula Corberó.
Informações e inscrições para a Giornata: [email protected] ou [email protected] .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima