Cidades inteligentes: Piracicaba sobe 12 posições no quesito Tecnologia e Inovação

Parque Tecnológico de Piracicaba – Foto: Justino Lucente/CCS

Piracicaba ocupa a 6ª colocação estadual no quesito Tecnologia e Inovação entre os municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021. Em 2020, o município estava na 18ª posição. A 7ª edição de estudos elaborados pela Urban Systems mapeou todos os 677 municípios brasileiros com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país. O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia. Toda a pesquisa pode ser acessada no link https://ranking.connectedsmartcities.com.br/
Para o prefeito Luciano Almeida, o resultado divulgado pela Connected Smarts Cities confirma a vocação do município na área, lembrando que Piracicaba hoje, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), concentra o segundo maior número de agtechs (startups com foco voltado para o agronegócio), com 60 empresas, perdendo a 1ª colocação apenas para São Paulo, capital, com 345.
Segundo Luciano, a existência do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), onde estão sediadas a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), o Instituto Federal de São Paulo (Ifsp) e mais sete hubs de inovação, também são fatores preponderantes que impulsionam o município para uma boa classificação no ranking. “Este espaço é uma estrutura de inovação por excelência. A nossa principal ferramenta capaz de integrar de forma orgânica todo o desenvolvimento tecnológico de Piracicaba e região”, ressalta.
METODOLOGIA 

Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, foi elaborado um Ranking nomeado Connected Smart Cities. O estudo considera o conceito de Conectividade como sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de Smart Cities adotado parte do princípio que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder da conectividade entre todos os setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima