A dica que me ajudou a vencer a depressão

Rodolfo Capler

 

No período em que enfrentei a depressão, tive uma experiência marcante enquanto fazia a leitura de um livro. Dizia o seu autor que uma das características distintivas de uma pessoa que desfruta saúde mental, é sua capacidade de variar temas. Esse conceito foi muito importante para mim, pois até então eu havia me tornado um ser monotemático. Os meus pensamentos e as minhas ações – assim como os meus afetos e energias -, estavam todos direcionados para apenas uma temática em minha vida.

A época, eu só pensava em questões relativas ao meu trabalho como pastor. Tudo girava em torno disso. Sem perceber, com o passar dos anos fui me tornando uma pessoa de poucos hobbies e de poucas paixões. Fazendo análise descobri que a minha incapacidade de variar temas foi sem dúvidas o principal gatilho para que eu desenvolvesse transtorno depressivo.

Impactado com o conceito de variar temas, me pus a vivenciar novas experiências e a cultivar antigos passatempos. A primeira coisa que fiz foi comprar camisas do meu clube do coração e voltar a acompanhar os seus jogos. Parece besteira, mas aquilo me fez um bem enorme. Depois, passei a me interessar por outros assuntos e até comecei escrever um romance histórico. Comprei clássicos de ficção e criei uma playlist. Voltei aos meus projetos acadêmicos… Enfim, encarnei a lição do livro e passei a viver a vida com mais intensidade.

Ao lado do tripé: ajuda profissional, espiritualidade e atividades físicas, essas pequenas ações foram fundamentais para que eu superasse a depressão. Por isso, gostaria de incentivar você, caro(a) leitor(a) a variar temas em sua vida. Faça coisas diferentes. Cultive hobbies. Leve a vida menos a sério. Creia: isso é terapêutico.

_____

Rodolfo Capler, pesquisador, teólogo e escritor; e-mail: [email protected] / Instagram: @rodolfocapler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima